Advantageous

Imagem: observatoriodocinema.com.br

Abordando questões de gênero, o filme de ficção científica Advantageous passa num contexto futurista e permite ao público embargar em grandes reflexões.

Lançado em 2015, Advantageous foi escrito e dirigido por Jennifer Phang, roteirizado e protagonizado por Jacqueline Kim, americana descendente de coreanos. A ficção científica, que foi premiada no Sundance Film Festival no mesmo ano de seu lançamento, destaca-se por sua direção de arte e fotografia, pela trilha sonora e por sua abordagem crítica. O filme interpretado por um elenco prioritariamente feminino expõe diversas problemáticas como a da maternidade, do mercado de trabalho no qual as mulheres estão inseridas, os padrões estéticos e as distopias da contemporaneidade.

Em Advantageous, Jacqueline Kim interpreta a personagem principal Gwen, uma mulher independente que enfrenta os desafios de envelhecer no meio corporativo, e que, de repente, depara-se com uma demissão que a coloca numa situação de vulnerabilidade já que, também, enquanto mãe solteira de Jules, vê-se lutando por sua sobrevivência num mundo severo, repleto de estruturas burocráticas que produzem e reproduzem dinâmicas e posições de privilégios prioritariamente a homens.

Os diálogos, que se constroem ao longo de Advantageous, dão visibilidade e caráter crítico a pautas que por vezes são naturalizadas, invisibilizadas ou subestimadas nas relações e no mundo social, como a prostituição, os assédios, a violência, o trabalho infantil, o tráfico sexual, a reprodução artificial, os padrões de beleza, o envelhecimento e diversas outras questões sobre identidade e sobre o tempo.

O elenco de Advantageous conta com o ator e comediante americano descendente de coreanos Ken Jeong conhecido popularmente por ‘Dr. Ken’ e que já participou de filmes como “Se beber não case”, James Urbaniak, Samantha Kim, Freya Adams, a atriz mirim Troi Zee, Theresa Navarro e Mercedes Griffeth que participou da série Orange Is The New Black.

Advantageous está disponível no Netflix e seu trailer pode ser conferido aqui:

Fontes: Carta Capital | Ovelha Mag | IMDb

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *