brazilkorea Aplicativos para o TOPIK

Imagem: www.studyinkorea.com.br

Conheça alguns aplicativos para o TOPIK – Teste de Proficiência em Coreano – que irão te ajudar a turbinar seus estudos em língua coreana.

O avanço da tecnologia tem propiciado as pessoas novas formas de adquirir conhecimento. Ferramentas online trazem facilidade e otimização no aprendizado de novos idiomas. Os aplicativos para celulares são um exemplo disso, pois eles permitem que o usuário tenha um acesso mais rápido e imediato a diversos conteúdos e informações.

Existem alguns aplicativos gratuitos para aprender e testar seus conhecimentos em coreano que podem ajudar na preparação do TOPIK. O TOPIK (“Test of Proficiency in Korean”) é o teste realizado pelo NIIED  para medir o conhecimento da língua coreana dos estudantes não nativos. O exame é dividido em dois níveis: TOPIK I, possuindo duas subcategorias , e o TOPIK II, possuindo quatro. O teste é realizado cinco vezes ao ano na Coreia (Janeiro, Abril, Julho, Outubro e Novembro) e duas vezes em outros países (Abril e Outubro).

O TOPIK I  é o teste para o nível básico, possui 200 questões divididas em “listening” e “reading“. Para ser aprovado no level 1 do TOPIK I, é necessário acertar no mínimo 80 questões e para passar no level 2, 140. O TOPIK II é equivalente ao teste para o nível intermediário/avançado, possui 300 questões divididas em “listening“, “reading” e “composition“. Para passar no level 3 do TOPIK II, é preciso acerta no mínimo 120 questões, para o level 4, 150, para o 5, 190, e para o 6, 230. O que definirá o nível do participante será o número de questões corretas.

Os aplicativos para o TOPIK são:

O TOPIK One  é um aplicativo que concentra as provas anteriores divididas nos níveis: iniciante, intermediário e avançado. Dentro de cada nível, o usuário poderá treinar o vocabulário,  a gramática, a escuta, a leitura e a escrita.

O TOPIK Test possui características similares ao do TOPIK One, nele é possível fazer uma simulação do exame com o tempo já pré-determinado.

O TOPIK GUIDE é uma versão do site TOPIK GUIDE otimizada para celular.

O Grammar Haja é um aplicativo para aprender e revisar a gramática coreana. Esse, também, aborda alguns pontos  que podem confundir os estudantes na hora de estudar sobre gramática.

  • KOREAN TEST

O Korean Test é um aplicativo em forma de “Quiz” onde o estudante pode escolher o nível que deseja responder as questões do TOPIK.

Além dos aplicativos para o TOPIK, é possível encontrar sites como o TOPIKGUIDE que é totalmente voltados para o teste. Nele é possível encontrar informações úteis, fazer exames anteriores, além de dicas de gramática e vocabulário. Existem também sites para aprender coreano que podem ser muito úteis também, entre vários, é possível citar o TalkToMeInKorean, o HowtostudyKorean e o Memrise, além de aplicativos de celulares  gratuitos para o aprendizado da língua.

*Infelizmente a maioria dos aplicativos para o TOPIK e outras ferramentas citadas ao longo deste post estão disponíveis somente em inglês.

Fontes: Wikipedia e TOPIKGUIDE

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

4 Responses to Aplicativos para o TOPIK – Teste de Proficiência em Coreano
  1. avatar

    […] alfabetização, básico 1 e 2 e intermediário com duração de 16 semanas. A preparação para o TOPIK é oferecida três vezes por ano (em janeiro, maio e setembro) nos níveis básico (level 1 e 2), […]

  2. avatar

    ola,
    por acaso voces não poderiam disponibilizar um teste que ja foi aplicado anteriormente para que possamos ter uma ideia de como é?! grata

  3. avatar

    Obrigada por juntar todas estas informações. Já baixei um dos aplicativos. Parabéns pelo artigo.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *