bienal de venezaA arte coreana terá forte presença na Bienal de Veneza 2015, que acontece a partir de maio. O  pavilhão da Coreia, é uma das principais atrações da exposição.

 O maior festival internacional de arte moderna em Veneza é conhecido por seus pavilhões nacionais, que representam cada país. A última vez que a Coreia teve um pavilhão na Bienal de Veneza, foi em 1995 na área Giardini.

O Pavilhão da Coreia é conhecido por sua arquitetura original, e apresenta uma parede de vidro, desenhada por Kim Seok Chul e Franco Mancuso. Posteriormente, artistas transformaram o edifício em uma galeria em formato de cubo branco. A fim de inovar mais uma vez nas características arquitetônicas, a nova proposta surge unindo conceitos de Seul e Veneza.

Pavilhão Coreano na Bienal de Veneza

Imagem: http://www.designboom.com/

Nesta edição, quem representará a Coreia na Bienal de Veneza, é a dupla artística Moon Kyung Won e Jeon Joon Ho. Eles propõem através de “The Ways of Folding Space & Flying“, caminhar em direção a um futuro desconhecido, que é ao mesmo tempo um começo e um fim. O projeto busca dar sentido ao que eles percebem como uma função fundamental da arte em um ambiente cada vez mais incerto e precário que enfrentamos coletivamente. Para isso, sugerem formas de imaginar o futuro, onde as ideias existentes de arte e criatividade podem não ser mais relevantes. Para eles, a arte é uma faceta fundamental, mas curiosamente inexplicável dos desejos humanos complexos que obrigam-nos a imaginar, sonhar, maravilhar-se e desafiar-se.Nosso projeto não é uma tentativa de definir a arte contemporânea, mas sim apresentar algo fora dos limites atuais da arte contemporânea e explorar as possibilidades que a arte pode oferecer através de uma abordagem mais abrangente e interdisciplinar” afirmam.

Além dessa apresentação futurista, outras três artistas coreanas participarão de uma exposição com curadoria de Okwui Enwezor, nigeriano. Com o tema “All the World’s Futures”, que aborda questões sociais e políticas de nível global além de tratar sobre a arte e o papel que ela desempenha na sociedade contemporânea.
Para maiores informações e detalhes sobre o Pavilhão Coreano, acesse: http://www.korean-pavilion.or.kr/
Abertura da Bienal de Veneza: 09 de Maio
Encerramento: 22 de Novembro
Fonte: Korea TimesMy Art Guides (ingles)

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *