A capital sul-coreana, Seul ficou iluminada de forma espetacular nesse sábado (11/05/2013), quando milhares de pessoas desfilaram pelas ruas carregando lanternas de cores vivas para comemorar o aniversário de Buda – Buddha’s Birthday, chamado também de “Vesak”. Confira essa bela celebração na Coreia!
Vesak é uma data celebrada pelos budistas e declarada como feriado em diversos países tradicionalmente Theravada (a mais antiga escola budista, fundada na Índia). É comum ser referido como o aniversário de Buda, embora marque também sua iluminação (nibbana) e sua morte (parinibbana).
Em geral, as referências ao Buda estão ligadas a “Siddhartha Gautama”, o primeiro mestre religioso e fundador do budismo. Embora a data exata de seu nascimento, seja desconhecida, estudiosos acreditam que Buda nasceu cerca de 25 séculos atrás. Na Coréia do seu aniversário é tradicionalmente comemorado na primeira lua cheia do mês de maio.
Diz a lenda que Buda nasceu em uma família hindu real no que hoje é conhecido como Nepal e na noite em que foi concebido, sua mãe, a rainha Maya, sonhou com um elefante branco com seis presas brancas que andou ao seu redor por três vezes, em seguida, bateu e desapareceu pelo seu lado direito. Durante as festividades muitos templos fornecem refeições e chá de graça para os visitantes, assim como, muitos seguidores do budismo fazem oferendas durante a celebração pelo aniversário de nascimento de Buda.
O que não faltou nessa comemoração foi a criatividade nas alusões feitas a história do Buda, por meio das formas em que se construíram as lanternas; como ao elefante branco que apareceu no sonho da rainha Maya, as lanternas em forma de lótus, que no budismo tradicionalmente simboliza a exibição da devoção religiosa, a realização de boas ações e a de iluminar as partes escuras do mundo. Toda iluminação artificial das lanternas criaram um espetáculo deslumbrante pelas ruas da capital sul-coreana.
Fonte: Dailymail.co.ok (inglês)