Imagen de propriedade da ‘getty Images’.

Imagem: Getty Imagens/dailymail.co.uk

A capital sul-coreana, Seul ficou iluminada de forma espetacular nesse sábado (11/05/2013),  quando milhares de pessoas desfilaram pelas ruas carregando lanternas de cores vivas para comemorar o aniversário de Buda –Buddha’s Birthday, chamado também de “Vesak”

Em geral, as referências ao Buda estão ligadas a “Siddhartha Gautama”,o  primeiro mestre religioso e fundador do budismo. Embora a data exata de seu nascimento, seja desconhecida, estudiosos acreditam que Buda nasceu cerca de 25 séculos atrás. Na Coréia do seu aniversário é tradicionalmente comemorado na primeira lua cheia do mês de maio. Diz a lenda que Buda nasceu em uma família hindu real no que hoje é conhecido como Nepal e na noite em que foi concebido, sua mãe, a rainha Maya, sonhou com um elefante branco com seis presas brancas que andou ao seu redor por três vezes, em seguida, bateu e desapareceu pelo seu lado direito. Durante as festividades muitos templos fornecem refeições e chá de graça para os visitantes, assim como, muitos seguidores do budismo fazem oferendas durante a celebração pelo aniversário de nascimento de Buda.

O que não faltou nessa comemoração foi a criatividade nas alusões feitas a história do Buda,  por meio das formas em que se construíram as lanternas; como ao elefante branco que apareceu no sonho da rainha Maya, as lanternas em forma de lótus, que no budismo tradicionalmente simboliza a exibição da devoção religiosa, a realização de boas ações e a de iluminar as partes escuras do mundo. Toda iluminação artificial das lanternas criaram um espetáculo deslumbrante pelas ruas da capital sul-coreana.

Fonte: Dailymail.co.ok  (inglês)

avatar
About Lamara

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *