Bibimbap, é um famoso prato coreano, composto de arroz misturado com carne e legumes variados, e é uma das refeições favoritas do povo coreano, independentemente de idade. Sua popularidade também cresceu internacionalmente com a disseminação da Hallyu (onda coreana).
O prato, além de rico em nutrientes, pode ser facilmente preparado para vegetarianos, o que o tornou bem recebido por estrangeiros. Outra qualidade do Bibimbap, é que pode ser servido com a pimenta à parte. Sendo assim, acessível as pessoas que não apreciam este condimento.
Carrega uma combinação bem equilibrada em suas cores, que evidenciam a crença coreana da harmonia, presente no oseak (as cinco cores principais da arte tradicional coreana), e de nutrientes. O arroz fornece carboidratos, legumes e frutos do mar, fornecem minerais e vitaminas; a carne e ovos, contêm proteína, e outros ingredientes podem ser adicionados de acordo com o gosto pessoal.
O significado da palavra bibimbap remonta ao período compreendido entre os séculos 16 e 20. Quando foi chamado pela primeira vez de goldongban, que significa “arroz misturado com vários tipos de alimentos”. É também conhecido como hwaban, que significa “flor que desabrocha no arroz”. Esta mistura colorida e saborosa foi adotado em muitas regiões de toda a Península da Coreia. Por isso, hoje pode ser encontrado em vários tipos, muitos específicos de uma certa localidade.
Locais famosos na Coreia pelo seu Bibimbap
Jeonju
Além dos temperos especiais e da montagem única, Jeonju tem um festival anual para celebrar o Bibimbap. E na Korean Folk Village de lá, é possível experimentar uma variedade muito interessante: o bibimbap servido em copo, pratico e fácil para os turistas.
Andong
O Heot Jesatbap é uma combinação das palavras de hett, que significa “falso”, e jesatbap, referindo-se a refeição servida durante ritos ancestrais. Estudiosos de Confúcio em Andong, Jinju e Deagu costumavam comer o jesabap mesmo quando não havia nenhum serviço de ritual. Por isso seu nome tornou-se heot jesatbap, referindo-se enquanto uma falsa refeição ritual.
Tongyeong
Esta comunidade costeira tem uma abundância de frutos do mar frescos, o que foi incorporado ao bibimbap local, tornando-se a principal característica desse. Os legumes e verduras são servidos no arroz cozido ao vapor e depois misturado com camarão, mariscos, mexilhões escaldados em água fervente e temperados com molho.
Jinju
Diferencia-se dos demais pela carne moída crua e temperada (Yukhoe) que é anexada ao arroz e aos legumes. O Yukhoe é o símbolo do bibimbap de Jinju, mas a versão com carne cozida também é servida. O Yukhoe bibimbap pode ser comumente encontrado no menu de restaurantes em Jinju, que remontam à década de 1920, quando Seul e Jinju tinham os maiores mercados no comércio de gado.
Curiosidades:
– Companhias aéreas nacionais e estrangeiras que voam para a Coreia oferecem bibimbap como parte do menu de bordo. Os passageiros podem desfrutar de toda a diversão de misturar seus ingredientes. Para aqueles não familiarizados com o processo de mistura dos ingredientes, um cartão de instruções é dado pelos comissários de bordo.
– O astro Michael Jackson se apaixonou pelo Bibimbap, sendo sua comida favorita na estadia na Coreia.
Quer conhecer a receita de Bibimbap? Acesse nosso post, AQUI.
Fonte: Visit Korea
Este artigo faz parte do projeto “Korea Tourism Global Super Connector 2015” criado pela Korea Tourism Organization
Revisado em 29/10/2018 por Bárbara Barreto