bibimbap

IMAGEM: queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br

O Bibimpap (비빔밥) é provavelmente o prato mais famoso e adorado da culinária coreana. Literalmente é um “mexido de arroz com legumes e carne”. E assim como várias comidas coreanas, também tem inúmeras variações e  pode adaptado de acordo com a  dieta ou paladar.

O bibimbap é feito de arroz, vegetais, carne, molho de pimenta e ovo (ou gema) e é servido normalmente como na foto: cada ingrediente separado, mas que, antes de comer, todos os ingredientes devem ser misturados, formando assim um “mexido” de arroz.

O interessante do bibimbap é que ele é um prato democrático e por isso agrada a quase todo mundo. É muito prático para quem é vegetariano, por exemplo, pois é possivel para retirar a carne dos ingredientes que compõem o prato. Muitos vegetarianos que moram na Coreia frequentemente comem o bibimbap pela pouca opção de pratos vegetarianos nos restaurantes coreanos. Outra vantagem do bibimbap é para quem não gosta de comida muito apimentada, pois se decide a quantidade de pimenta que deseja colocar. Em boa parte dos restaurantes coreanos, pede-se para servir o molho em separado e assim, decidir se quer deixar o bibimbap menos ou mais apimentado.

Já o dolsot bibimbap (돌솥 비빔밥) segue a mesma receita, só que servido em uma panela de pedra bem quente, fazendo formar uma casquinha no fundo (deliciosa!!). Normalmente é servido com gema crua. Mas não se preocupe: a gema irá cozinhar no momento que você misturar os ingredientes, pois a panela ainda estará bem quente.

Ficou com vontade de experimentar? Que tal aprender hoje mesmo a fazer bibimbap? Veja a receita no blog.

Fontes:  Eating Korean / Mykoreankitchen / queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br

 

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

3 Responses to Bibimbap (e dolsot bibimbap): o prato mais polular da Coreia
  1. avatar

    […] alimentos mais famosos da Coreia, o bibimbap, é original desta bela cidade (aprenda a receita dele AQUI). Em Jeonju o turista encontra o bibimbap feito das mais diferentes formas e com diversos […]

  2. avatar

    Uau! Sempre achei esse prato delicioso! Obrigada por compartilhar a receita!

  3. avatar

    Vocês podiam falar das comidas não apimentadas da Coréia ou as que pode escolher, pois planejo ir para lá, mas estou com um certo receio quanto a alimentação, uma vez que não curto muita comida apimentada. =[
    Grata. E adoro o blog. Sempre que possível, leio. Parabéns!


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *