budae jjigae=

Imagem: queraprenderacozinhar.blogspot.com.br

Isso mesmo: hoje vamos falar sobre a “feijoada” coreana, o budae jjigae (부대찌개), um tipo de sopa coreana que foi criada da mesma forma que a nossa feijoada, ou seja, para aproveitar as sobras de alimentos. O BrazilKorea já falou sobre o budae jjigae e hoje falaremos mais detalhadamente sobre sua origem, história, curiosidades e claro, da receita também.

Budae jjigae é uma sopa muito comum na Coreia do Sul e que surgiu durante a guerra da Coreia, época em que o alimento era escasso e por isso os coreanos usavam as sobras de alimentos usados pelos americanos, como presunto enlatado, salsicha, queijo. Logo após a guerra, próximo às bases militares dos Estados Unidos, era possível encontrar alguns produtos americanos, principalmente comidas enlatadas, além do famoso SPAM, um tipo de presunto enlatado. Então, os coreanos resolveram juntar o kimchi, o tempero coreano e esses ingredientes enlatados, criando assim o budae jjigae. Hoje em dia há inúmeros tipos de budaejjigae, sempre com outros ingredientes, como carne moída, bacon, feijão em lata e alguns ingredientes mais tradicionais, com tofu, cogumelos, broto de feijão, etc.

A sopa é muito popular na Coreia do Sul, principalmente nos restaurantes noturnos, sendo normalmente consumido quando se está acompanhado de uma ou de várias pessoas. É, na maioria das vezes, preparado em um fogão que é adaptado sobre a mesa do restaurante, onde o budae jjigae é cozido ali mesmo, na frente do cliente. E, enquanto o budae jjigae não fica pronto, você conversa com seus amigos. O prato também é acompanhado de arroz branco e vários tipos de pratos de acompanhamento (side dishes).  E para beber, é comum também ser acompanhado do famoso soju ou de uma cerveja.

Como toda receita coreana, a receita tem inúmeras variações. Mas não se preocupe. Sugerimos uma receita para você experimentar. E se você não sabe cozinhar muito bem, não tem problema. O budae jjigae é muito simples de se fazer. Duvida? Confira a receita clicando aqui.

E se você está na Coreia e quer experimentar o budaejjigae (ou se já conhece e quer experimentar outras opções), recomendo o Biya Budaejjigae (비야 부대찌개), presente em vários pontos de Seoul, e que, apesar de ser um Budaejjigae mais simples, é gostoso, barato e acompanhado de batata frita e refrigerante, além de tocar kpop no restaurante.

Fontes: NobCook, Kimichimari, BrazilKorea e queraprenderacozinhar

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *