Cho Seong Jin

Cho Seong Jin é o mais novo ícone musical da Coreia, e o cenário da vez é a música clássica.

Vencedor da 17ª edição do International Fryderyk Chopin Piano Competition na Polônia, o jovem pianista Cho Seong Jin, de apenas 21 anos, bateu recorde de vendas no álbum que reúne trechos de gravação de suas apresentações durante a competição. Considerado o mais vendido em todos os gêneros de música na Kyobo Bookstore – a maior rede de venda livros do país – o sucesso do álbum coloca o pianista numa posição privilegiada, já que nenhum outro músico clássico coreano alçara tal recorde. Um representante oficial da Kyobo afirma que esta é a primeira vez que um álbum de música clássica alcança a posição nº 1 nas paradas, incluindo todos os gêneros.

Cho Seong Jin, que nasceu em Seul e atualmente vive em Paris, já havia ganhado outras competições, como o International Fryderyk Chopin Competition for Young Pianists em 2008 e o 3º Lugar no International Tchaikovsky Competition em Moscow em 2011. Em sua carreira como músico já se apresentou com renomados músicos e orquestras, como a Mariinsky Orchestra and Valery Gergiev, a Orchestre Philharmonique de Radio France com Myung Whun Chung, a St. Petersburg Philharmonic com Yuri Temirkanov, e ainda a Russian National Orchestra com Mikhail Pletnev.

A International Fryderyk Chopin Piano Competition é uma das mais prestigiadas competições e ocorre a cada cinco anos. Sua última edição reuniu 70 jovens pianistas de mais de 20 países. Choi Seong Jin, que se destacou em sua performance, é o primeiro coreano a ganhar a competição, que contou com a seleção do juri e ainda outras três etapas de disputa. Além de um prêmio em dinheiro de € 30.000, ele também recebeu o Prêmio Sociedade Chopin Fryderyk com o melhor desempenho.

Seu primeiro álbum solo, está previsto para lançamento mundial, dia 06 de novembro.

Acompanhe o trabalho do pianista Cho Seong Jin em sua Página Oficial no Facebook.

Fonte: Korea HeraldDeutsche Grammophon

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *