seollal_1

IMAGEM: korean-products.com

O Seollal, o ano novo coreano, é uma das celebrações mais importantes do país e, como todo feriado importante, os coreanos preparam pratos específicos para a ocasião. E a comida é um item extremamente importante para a data, além de ser carregada de significados. Saiba mais sobre os pratos típicos do Seollal e seus significados.

No Seollal a comida é levada à sério. As comidas preparadas para o seollal são bem variadas, com muitas ervas, carnes, peixes e frutas, todas escolhidas atentando-se à qualidade, forma, cor e frescor. As famílias passam o dia anterior inteiro preparando a comida para o Seollal, que são usadas para oferecer aos seus ancentrais, e também para ser servido para a família. Muitos coreanos acreditam que o gosto e a aparência das comidas preparadas para o ritual determinam o nível de satisfação dos ancestrais  e por isso preparam os alimentos com grande cuidado. Aproximadamente 20 tipos diferentes de comida são convencionalmente colocadas na mesa do ritual, sendo que o número de pratos varia de região para região.

O principal prato, dentre os pratos consumidos durante o ano novo, é o tteokguk, uma sopa de massa de arroz e carne. Acredita-se que consumir a sopa pode dar sorte, além de significar o ganho de um ano a mais de vida. Mas, além do tteokguk outros pratos também são consumidos como, por exemplo, sopa de mandu (manduguk), panquecas coreanas, carnes cozidas a vapor ou grelhadas, vegetais, massa de arroz, frutas, além de bebidas como a bebida de arroz fermentado (Sikhye) e o ponche de caqui (sujeonggwa).

Seollal-Food

IMAGEM: www.soompi.com

 

Outra tradição do feriado é presentear os parentes com caixas de frutas selecionadas (foto), carnes ou itens relacionados à saúde, como ginseng ou mel, vendidas em qualquer supermercado ou lojas de departamento dias antes do ano novo.

IMG_6551

IMAGEM: discoveringkorea.com

Com relação ao preparo das comidas, essa função é tradicionalmente realizada pelas mulheres da família, mas hoje em dia muitas famílias dividem as responsabilidades igualmente entre os membros, ou simplesmente contratam empresas especializadas em realizar o evento (catering), uma tendência recente, principalmente entre os mais jovens.

Fonte: korean-products.com, www.soompi.comdiscoveringkorea.com, A Korean Mother’s Cooking Notes.

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *