Comitê Olímpico Coreano

Imagem: Divulgação

O Comitê Olímpico Coreano (대한 체육회) é o responsável pela delegação do país nos Jogos Olímpicos.

O Comitê Olímpico Coreano é uma organização sem fins lucrativos que seleciona jogadores e equipes para representar a nação, e levanta fundos para enviá-los para eventos Olímpicos organizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Conselho Esportivo Choson foi fundado em 13 de julho de 1920, no entanto em 1938, foi vigorosamente dissolvido durante o governo imperial japonês. Sendo reaberto apenas em 1945. Ele foi renomeado como o Conselho Esportivo da Coreia em 1948.

O Comitê Olímpico Coreano (KOC) foi criado em 1946 e tornou-se um país membro do COI em sua 41ª Sessão em 1947. Em janeiro de 1948, a Coreia enviou uma delegação para os Jogos Olímpicos pela primeira vez nos Jogos de Inverno em Saint Moritz, Suíça. E em julho de 1948, marcou sua primeira participação nos Jogos de Verão em Londres.

Desde então, a Coreia enviou uma delegação para cada celebração dos Jogos Olímpicos modernos, com exceção dos Jogos de Inverno de 1952 em Oslo e os Jogos de Verão de 1980 em Moscou. Mesmo durante a Guerra da Coreia, o país participou dos Jogos de Verão de 1952 em Helsínquia, manifestando o verdadeiro espírito olímpico. Para alcançar a população através do esporte e unir o esporte com a educação e a cultura, a Coreia sempre defendeu os valores do Movimento Olímpico.

A Coreia provou a sua competitividade no desempenho desportivo, alcançando o top 5 no ranking de medalhas no final dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, e manteve no top 10 do ranking em seis dos sete jogos de Verão desde Los Angeles 1984.

O Comitê Olímpico Coreano têm se empenhado para o desenvolvimento de seus atletas e para o Rio 2016 acreditam que a Coreia esteja no Top 5 no ranking de medalhas. “Nossa missão é melhorar e enriquecer a qualidade de vida, encorajando as pessoas a participar de esportes, para elevar a competitividade esportiva internacional, apoiando as Federações Nacionais e a formação de atletas. Contribuindo para o desenvolvimento e harmonia do Movimento Olímpico em todo o mundo”, este é o lema de toda equipe e atletas.

Animado com para ver a delegação sul coreana no Rio 2016? Junte-se ao Viva Coreia, Torcida Oficial dos brasileiros que apoiam a Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Fontes: Sports.or.kr, Wikipedia

avatar
About Cecilia Bohrer

Editora de Conteúdo (Belo Horizonte - MG) - Estudante de jornalismo é apaixonada por comunicação, cultura oriental e o meio gospel. É editora do BrazilKorea, chefe de redação do O-Studiomix, apresentadora da Rádio Conexão Kpop, tradutora da page LifeInKorea, repórter do Centro Cultural coreano, trainee de produção de TV na Rede Super, e fez diversas participações em programas e eventos. Além de ser uma grande admiradora da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *