imagem de decoração de Natal, Luzes de Natal na Coreia

Imagem: alexfahey.blogspot.com.br

Perto da época festiva mais querida do ano no ocidente, o BrazilKorea conta como o Natal é comemorado na Coreia do Sul. 

Diferentemente de outros países asiáticos, a Coreia do Sul considera o Natal um feriado nacional, no qual as pessoas são liberadas de seus empregos e escola. O Natal (크리스마스 ), é normalmente chamado de Seongtanjeol (성탄절) pelos católicos, mas o nome oficial é Gidoktansinil (기독탄신일).

Pela cultura e os costumes estrangeiros serem comuns também na Coreia, algumas das celebrações são bem similares com as encontradas nos países ocidentais. Algumas tradições incluem:

Árvores decoradas – As famílias coreanas não costumam montar árvores de Natal, mas aquelas que montarem irão decorar com muitas luzes e enfeites semelhantes aos encontrados em outros países.

Decorações em locais públicos – Muitas empresas, como lojas de departamentos, decoram as lojas com enfeites natalinos de forma atraente para os consumidores.

Natal, Natal coreano

Imagem: Facebook 서울시 (Seoul)

Canções de Natal – Jovens organizam eventos de canto de músicas de natal. Eles visitam a casa de pessoas idosas, geralmente participantes da igreja. É comum convidá-los para tomar um chá após as canções.

Filmes natalinos – Desenhos e filmes sobre o assunto podem ser encontrados em diversos canais coreanos na semana do Natal, focando especialmente em famílias e crianças como público.

Troca de cartões de Natal – Na Coreia os cartões de Natal são mais baratos que nos Estados Unidos. A maioria dos cartões levam a frase “Season’s Greetings (cumprimentos da estação)”, enquanto apenas alguns usam “Merry Christmas (Feliz Natal)”

Ceia da véspera de Natal – Uma forma comum de comemorar a data com os familiares é através de um jantar formal, que inclui diversos tipos de comida coreana tradicionais. Saiba mais em nosso post.

Presentes – Embora dar presentes venha se tornando mais popular, continua sendo mais comum dar dinheiro.

*Por ser inverno, neve geralmente não falta nesta época e sendo um dos feriados mais frios do ano, dificilmente se vê tanta gente viajando para visitar familiares como em outros países, especialmente o Brasil.

Feliz Natal em coreano:
Pode-se dizer ‘메리 크리스마스’ (Meri keuriseumaseu) ou ‘즐거운 크리스마스 되세요’ (Jeulgaeun krismas doeseyo). Os cristãos podem dizer ‘성탄 축하해요’ (Sungtan chukhahaeyo).

Papai Noel – O papai noel coreano se chama 산타 할아버지 (santa harabeoji) e pode ser visto usando tanto vestimentas vermelhas quanto azuis.

Ao contrário do que acontece no Brasil, é mais comum os jovens coreanos festejarem o Natal com os amigos e passarem o Ano Novo com a famíliaOs restaurantes ficam cheios no Natal, pois é considerado um feriado romântico. Os parques temáticos e casas de shows têm eventos especiais. Para os coreanos não-cristãos, o natal é apenas um dia popular de compras.

Quer aprender a cantar uma canção de natal em coreano? Assista o video:

Fontes: Christmas Love to Know e Koreaboo

avatar
About Elena Nolding

Editora de Conteúdo Junior (Rio de Janeiro) - Estudante e apreciadora da cultura asiática desde os três anos. Apaixonada pela Coréia do Sul e sua cultura, principalmente a música.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *