metrô

Imagem: asiaenglish.visitkorea.or.kr/

O metrô metropolitano de Seul foi classificado como o melhor sistema de metrô do mundo pela CNN e apelidado de “super-rodovia” pela BBC. Tudo isso, pois possui proporções gigantescas. São 19 linhas (619 estações) que atendem não só a capital como toda a área metropolitana e até mesmo o aeroporto. Juntas, elas possuem uma extensão de 981.5 km e transporta cerca de 7 milhões de passageiros por dia. Conheça mais esse sistema.

O metrô pertence ao governo nacional, às prefeituras de Seul, Incheon, Bucheon, Uijeongbu, Yongin e à empresas particulares. Ele é notável por sua limpeza e facilidade de uso, juntamente com tecnologia avançada, como 4G LTE, Wi-Fi acessíveis em todas as estações e vagões em movimento. A maioria dos trens têm telas de TV digital, e todos eles possuem ar condicionado e assentos climatizados, que ajudam a aquecer o passageiro no inverno.

As estações de metrô possuem várias instalações de conveniência, além de diversas exposições e performances. Além disso, elas estão equipadas com armários pagos que não servem apenas para armazenamento, mas também são utilizadas para o envio e recebimento de alguma encomenda, entrega expressa e lavandaria.

Imagem: asiaenglish.visitkorea.or.kr/

Imagem: asiaenglish.visitkorea.or.kr/

 

Os mapas existentes dentro das estações fornecem informações úteis sobre a área. Os círculos amarelos com números representam as diversas saídas e o círculo vermelho mostra a posição atual do passageiro. Eles também mostram os pontos de ônibus que ficam nas proximidades e alguns pontos de referência.

 

 

 

Pagamento
O passageiro pode usar dois tipos de cartões para pagar a tarifa do metrô: o Single Journey, usados por aqueles que realizarão apenas uma viagem, e o Multiple Journey, utilizado por aqueles que farão várias viagens e também pode ser usado no ônibus e táxi.
O valor da tarifa do metrô varia de acordo com a idade e da distância que o usuário irá percorrer.

Básico para 10km De 19 para cima Dos 13 aos 18 Dos 6 aos 12
Multiple Journey
Transportation Cards
(T-Money)
1,050 won 900 won 450 won
Single Journey
Transportation Cards
1,150 won 1,000 won 500 won

Confira um vídeo que mostra um pouco mais sobre esse surpreendente sistema:

Fonte: Korea Visit, Wikipedia, CNN

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *