dinheiro sul-coreano

Imagem: adventuresofagoodman.com/

As notas e moedas do won, o dinheiro sul-coreano, são recheadas de significados e simbolismo. Em cada uma delas se encontraram personagens importantes ou uma imagem que representa a Coreia. Logo, saber sobre elas é conhecer um pouco mais a história deste país.

O dinheiro coreano chama-se Won (), seu símbolo é representado por um W cortado: ₩, e seu código internacional é: KRW. As notas em papel utilizadas atualmente foram lançadas entre 2007 e 2009. São elas:

50.000 wons – ShinSaimdang 신사임당 (1504-1551) – A mais nova das notas, é tambem a única mulher estampada em um dinheiro coreano. Shin Saimdang foi uma calígrafa, poeta, escritora e artista. Mas foi reconhecida por ser uma “boa esposa e mãe sábia”. Ela foi a mãe Yulgok, um dos maiores estudiosos da Coreia que tem sua imagem na nota de 5.000 wons.

10.000 wons – Rei Sejong, o Grande 세종대왕 (1397-1450) – O Rei Sejong, o Grande, é provavelmente uma das pessoas mais famosas da Coreia. Além de ser conhecido como um rei sábio, foi o criador do Hangul, o atual idioma coreano.

5.000 wons – Yi I 이이, também conhecido como Yulgok 율곡 (1536-1584) – O filho de Shin Saimdang (nota de 50.000 wons) –  Considerado um dos homens mais inteligentes da Coreia, aos 3 anos já sabia ler, aos 7 já tinha lido todos os clássicos confucionistas, aos 13 anos passou no exame literário para o Serviço Público, porém aos 16 anos decidiu dedicar-se ao estudo do budismo, se mudando para as montanhas. Além de suas contribuições políticas e várias obras como autor, ele é famoso por seus ensinamentos Neo-confucionistas.

1.000 wons – Yi Hwang 이황, também conhecido como Toegye 퇴계 (1501-1570) – Dois homens são realmente famosos por serem inteligentes na história coreana. Yulgok (nota de 5.000 wons ) e seu professor Toegye. Ele aprendeu os Analectos de Confúcio aos 12 anos e aos 18 já havia escrito um de seus grandes poemas. Assim como Yulgok, ocupou diversos cargos no governo, e foi inspetor real secreto. Ele também foi reconhecido por seus ensinamentos neoconfucionista intelectuais, assim como Yulgok. E embora Toegye tenham sido professor de Yulgok, eles eram rivais filosóficos.

Fonte: wikipedia.org

Fonte: wikipedia.org

As moedas coreanas igualmente ilustram símbolos e pessoas importantes para o país, atualmente as de 1 e 5 wons, são mais difíceis de serem encontradas. São elas:

1 won – Rosa de Saron, tambem conhecida por Mugunghwa (무궁화) – É um dos símbolos nacionais da Coreia.

5 wons  – Navio Tartaruga (거북선) – Criado pelo Almirante foi a grande arma do exército coreano utilizada em batalhas navais.

10 wons – Pagode de Dabotap (다보탑) – Localizado no templo de Bulguksa em Gyeongju, guarda reliquías budistas e é um dos Patrimonios Historicos da Coreia.

50 wons – Ramo de arroz

100 wons – Almirante Yi Sun-shin 이순신 (1545-1598) – Representado na famosa estátua no centro de Seul, o Almirante Yi Sun Shin foi um dos maiores guerreiros do país. Criador dos navios tartaruga (moeda de 5 wons), comandou seus exércitos em batalhas famosas e sua história inspirou até um filme.

500 wons – Garça com a cabeça da vermelha (두루미).

Fontes: seoulistic.com e wikipedia

*Original de: Angélica Thalia

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to Conheça quem está representado no Won, o dinheiro sul-coreano
  1. avatar

    […] o Tuhonori ser banido das comunidades acadêmicas, o jogo passou a ser o favorito do erudita Yi Hwang, que recomendou a seus alunos como uma forma de desenvolver a saúde física e mental. O jogo foi […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *