Fogos de artifício na ponte de acesso ao parque.

Fogos de artifício na ponte de acesso ao parque. Imagem: Michael Mellinger

Conheça o parque que representou o caminho do desenvolvimento para indústria tecnológica da Coreia do Sul. O Daejeon Expo Park recebeu em 1993, a primeira Feira Mundial realizada em um país em desenvolvimento*.

Foto aérea. Imagem: Daejeon Metropolitan City

Foto aérea. Imagem: Daejeon Metropolitan City

Localizado junto ao complexo do governo de Daejeon e frente ao Arboreto Hanbat, o Daejeon Expo Park foi concebido com a temática da Expo ’93, “O desafio do um novo caminho para o desenvolvimento”, que contou com vários outros sub-temas baseados no desenvolvimento sustentável verde e na mistura das técnicas tradicionais com a ciência moderna.

O Daejeon Expo Park é dividido em 2 áreas principais, Seowon – com o jardim oeste e a parte norte do Museu de Arte de Daejeon -, e Dongwon – com o jardim leste e a parte norte do Hall de Educação Pyeongsong. Além disso possui 30 jardins temáticos que buscam conectar o mundo da nova tecnologia industrial com as cores da natureza sustentável.

Para as crianças o parque possui um espaço especial, o Instituto de Cultura do Transito de Daejeon, onde elas podem aprender e participar de diversas atrações relacionadas a educação e a história do transporte.

Visão do pórtico de entrada no parque. Imagem: Daejeon Metropolitan City

Visão do pórtico de entrada no parque. Imagem: Daejeon Metropolitan City

 

Hanbit Tower. Imagem: ibike.org

Hanbit Tower. Imagem: ibike.org

Um dos destaques do Daejeon Expo Park é a Hanbit Tower (“Tower of Great Light” – Torre da Grande Luz) que foi construída inspirada no projeto tradicional de observatórios coreanos. A torre de 39 metros simboliza a luz da ciência e a vontade de saltar para o futuro tendo como base a temática espacial. Os visitantes podem subir e apreciar vista panorâmica.

Durante períodos específicos do ano acontece a “Expo Music Fountain” (Exposição Musical da Fonte) que são performances com água, fogo, luzes, música e fogos de artificio realizadas na fonte e na ponte de acesso ao parque. Nesse evento também é possível aproveitar os food trucks, os pequenos mercados de pulgas – com diversos itens disponíveis para compra, e a atividades esportivas como futebol, basquete, jogos de arcade e outros.

Para quem aprecia o desenvolvimento tecnológico sul coreano este parque é uma parada obrigatória, pois juntamente com as Olimpíadas de Seoul de 88, a Feira Mundial de 93 representou o salto econômico tecnológico que a Coreia do Sul deu nas últimas décadas. Outra vantagem de visitar o parque é que próximo a ele estão o Expo Plaza, o Museu Nacional de Ciências, o Centro de Exibições para Transações KOTRA, o Instituto de Educação e Pesquisa Cientifica de Daejeon, além do já citado Arboreto Hanbat que conta com lindos jardins e áreas verdes exuberantes.

Expo Music Fountain. Imagem: Blog Daejeon Dime

Expo Music Fountain. Imagem: Blog Daejeon Dime

Uma curiosidade sobre o Daejeon Expo Park é que até pouco tempo atrás operava um dos poucos protótipos de trem de alta velocidade Maglev, o UTM-02, que foi a primeira simulação do maglev conduzida no mundo. O trem operava em um trajeto de 1km e foi base para o trem que opera entre o Aeroporto Internacional de Incheon e Yongyu. O projeto é um dos destaques da indústria coreana que em comparação com o projeto japonês diminui o custo e o peso do trem.

Embora já tenha mais de 20 anos, a administração do parque tem buscado mantê-lo moderno, por isso nos últimos anos diversas reformas tem sido realizadas e novas atrações e espaços são esperados para o futuro.

Saiba onde fica

Endereço: 480, Daedeok-daero, Yuseong-gu, Daejeon (대전광역시 유성구 대덕대로 480 (도룡동))

Como chegar de ônibus/metro:  Daejeon Tour Bus, ônibus 606 ou 705 na Estação de Daejeon. Linha 1 do metro até a estação “City Hall” e o ônibus 308.

Horário de funcionamento: 09:30 ~ 17:30 (Última entrada: 17:00)

Número de telefone: +82-42-250-1111

*Após 1928 a convenção do BIE ter excluído países que não chegavam até um determinado nível de desenvolvimento.

Fontes: KTO, Expo Museum, Daejeon Expo Park, Daejeon Metropolitan City, Expo 93 – Wikipedia, Maglev – Wikipedia, Daejeon Dime

avatar
About Israel Araujo

Programador (Maringá-PR) - Estudante universitário e programador web, tem nos últimos 3 anos se interessado pela cultura coreana, k-pop, programas de variedade, e-sports, doramas e logicamente por toda a tecnologia. Tem como meta viajar para a Coreia e conhecer este país tão fascinante.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *