dot, relógio dot, empresa dot

Imagem: oficinadanet.com.br

A empresa sul-coreana Dot desenvolveu o primeiro relógio inteligente para deficientes visuais. Saiba mais sobre essa nova tecnologia.

Ao longo dos anos, a tecnologia tem contribuído para a autonomia das pessoas que convivem com alguma deficiência. No caso dos deficientes visuais, computadores equipados com sistemas que orientam os usuários através da fala servem para facilitar o uso da máquina. Porém, alguns aspectos para acessibilidade ainda não receberam soluções inovadoras.

Os relógios, por exemplo, costumam ser obstáculos para as pessoas que não podem enxergar. Pensando nisso, a empresa sul-coreana Dot desenvolveu o primeiro relógio inteligente para deficientes visuais. O dispositivo, chamado de “The Dot”, conta com display com 24 pinos capaz de projetar quatro caracteres em Braile em uma única vez.

O relógio inteligente possui a capacidade de reproduzir mensagens em Braille, tanto as mais curtas, como também as mais longas. Assim, será possível ler, inclusive, um livro. O CEO e co-fundador Eric Ju Yoon Kim diz que o Dot dá ao usuário a chance de ler os textos. “Até agora, se você recebia uma mensagem da sua namorada você tinha que ouvir a Siri lê-la para você, com aquela voz impessoal“, explica Kim. “Não seria melhor lê-la por si mesmo e ouvir a voz de sua namorada dizendo isso na sua cabeça?“.

O Dot também ajudará os usuários que não sabem Braille a aprender a ler nessa linguagem. O relógio funciona ainda como alarme, e conta com aplicativo de mensagens, capacidade de navegação GPS e conectividade Bluetooth 4.0. A empresa desenvolvedora afirma que a duração da bateria é de aproximadamente 5 dias sem recarga. 

De acordo com a empresa, um dos principais motivos para a criação do mecanismo foi a acessibilidade, já que apenas 1% dos livros existentes é traduzido para Braile, e leitores digitais de livros em Braile custam mais de 2 mil dólares. O Dot será mais acessível, ou seja, em torno de 300 dólares.

Confira o vídeo que apresenta o Dot, aqui.

Para ficar por dentro das novidades da empresa, curta a página oficial no Facebook. 

Fonte: Oficina da Net, Techinasia

 

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *