Dia Nacional da Fundação da Coreia

Imagem: Facebook Korean Content

O dia 3 de outubro é o Dia Nacional da Fundação da Coreia. Nessa data, se celebra o Gae Cheon Jeol – 개천절, que significa “o dia que o céu se abriu”. Nele, comemora-se a criação do estado de Gojoseon, fundado por Dangun Wanggeom no ano de 2333 A.C.

Lenda 

A lenda sobre a ancestralidade de Dangun começa com seu avô, Hwanin (환인; 桓因), o  “Senhor dos Céus”. Hwanin teve um filho, Hwanung, que desejava viver na Terra. Hwanin permitiu que Hwanung e seus 3.000 seguidores descessem até a montanha de Baekdu, onde Hwanung fundou uma cidade no qual deu o nome de Sinsi (신시; 神市, “Cidade dos Deus”). Junto com seus ministros da Nuvem, da Chuva e do Vento ele instituiu leis e códigos morais e ensinou aos humanos sobre a arte, medicina e a agricultura.

Dia Nacional da Fundação da Coreia

Imagem: www.inbetweensoju.com/

Um tigre e um urso oraram para Hwanung, pedindo para se tornarem humanos. Ouvindo as suas orações, Hwanung deu a eles 20 dentes de alho e um maço de Artemísia (conhecida também como camomila do campo), e ordenou que eles comessem apenas aquele alimento sagrado e que não vissem a luz do dia durante 100 dias. O tigre desistiu depois de 20 dias, já o urso permaneceu na caverna durante os 100 e foi transformado em uma mulher. A mulher-urso (Ungnyeo; 웅녀; 熊女) ficou tão grata que preparou algumas oferendas para Hwanung.

No entanto, ela não possuía um marido e começou a se sentir solitária. Ela orou para a árvore de “Sindansu” (신단수; 神檀樹, “Divine Betula”) pedindo que a abençoasse com uma criança. Hwanung, tocado pelas orações, fez dela sua esposa e ela deu à luz a uma criança, que foi chamada de Dangun Wanggeom.

Dia Nacional da Fundação da Coreia

Imagem: www.poweroftruth.net/

Dangun subiu ao trono e construiu a cidade de Asadal, que fica perto de Pyongyang, e chamou o reino de Joseon – conhecido hoje como “a antiga Joseon” (em coreano “Gojoseon”) e não deve ser confundido com o reino de Joseon, que ocorreu anos depois.

Comemoração

No Dia Nacional da Fundação da Coreia, várias pessoas prestam homenagem ao rei Dangun. Cerimônias de memorial são realizadas em seu Mausoléu. Além disso, diversos festivais são realizados. Um deles é o Seoul International Fireworks Festival, um show de fogos de artifícios que  será realizado nos dias 07 e 08 de outubro de 2016. O festival é realizado no Hangang Park em Yeoido (em frente ao Prédio 63) a partir das 13 horas. Após um belo show pirotécnico, os participantes poderão desfrutar de uma festa com dj. Informações sobre o festival, aqui.

Fontes: Facebok SHIN MIN-CHUL e Learn Korean Holidays

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *