Epik High

Pela primeira vez desde sua edição inaugural o Coachella Valley Music and Arts Festival, vai receber uma atração kpop, o trio Epik High.

Foi anunciado na última semana o lineup de um dos mais aclamados festivais de música, o Coachella Valley Music and Arts Festival. Dentre as mais de 100 atrações que estarão presentes este ano (2016), incluindo Ellie Goulding, Guns N’ Roses,  Calvin Harris, Jack U (Diplo & Skrillex), Joey Bada$$, Ice Cube, A$ap Rocky, SIA e outros, está Epik High, trio coreano de hip hop da YG Entertainment.

Coachella Valley Music and Arts Festival, Coachella Fest ou simplesmente Coachella, é um evento anual de música e arte com duração de três dias (anteriormente um ou dois dias até a edição de 2007), organizado pela Goldenvoice, uma subsidiária da AEG Live. O evento reúne em cada edição, na cidade de Indio, Califórnia, mais de cem shows de artistas da cena alternativa, do rock, do hip hop e da música eletrônica, em meio ao Vale de Coachella. O Festival conta com diversos palcos e tendas espalhadas no local. O primeiro Coachella aconteceu em 1999, e teve dois dias de shows, que incluíram Beck, Morrissey e The Chemical Brothers. Entre 16 e 18 de abril de 2010 o festival atraiu mais de 75.000 expectadores por dia. Ao longo dos três dias de festa compareceram ao festival cerca de 225.00 pessoas. Em 31 de maio de 2011, a Goldenvoice anunciou que a partir daquele ano o festival ocorreria sempre nos dois últimos finais de semana do mês de abril.

Formado em 2001, Epik High é composto por Tablo, Mithra Jin e DJ Tukutz, e ao longo de mais de quatorze anos de estrada, tem feito história na cena hip hop coreana, mesclando diversos estilos musicais à composições próprias que são muito conhecidas pelo seu caráter poético-literário, resultando em 14 albuns, sendo um deles colaborativo com a cantora chinesa BiBi Zhou, 24 concertos realizados pela Coreia, China, Japão, Hong Kong e América do Norte, 25 prêmios em diversas categorias dos festivais mais renomados da Coreia e participações em 5 performances de tv. Além do gerenciamento por parte de Tablo do selo HIGHGRND, lançado em 2015 e que agencia o grupo Hyukoh,  o produtor Code Kust e o indie rock Bryan Cho do The Black Skirts, que retorna a cena este ano.

O Coachella Festival 2016 ocorrerá durante os dias 15 a 17 e 22 a 24 de abril. O trio Epik High tem agenda com shows previstos para os dias 17 e 24. Ainda na mesma data outra grande atração musical é a DJ coreano-americana Tokimonsta.

Esta será a primeira vez que um nome da cena musical pop coreana se apresentará no Coachella Festival, e por isso a expectativa não só do público, como do próprio trio Epik High, é grande e pode representar uma abertura para que futuramente outros nomes componham o lineup do renomado festival.

Fontes: YG Entertainment | Coachella | Wikipedia

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *