Serie Etiqueta Coreana - Mulheres nos negócios

Imagem: www.ibuyla.com

Mulheres estrangeiras podem ter dificuldade em fazer negócios na Coreia, devido a alguns fatores culturais. Leia este post da serie etiqueta coreana, com algumas normas para agir em situações de negócios.

Embora as mulheres sejam aceitas no mundo de negócios coreanos, geralmente os homens preferem negociar com outros homens.

Mulheres coreanas raramente apertam as mãos. A mulher ocidental pode oferecer a mão a um homem coreano, mas não deve fazer isto com uma mulher coreana.

Evite falar e rir muito alto.

Geralmente, as mulheres esperam os coreanos dar o primeiro passo nas negociações, apesar desta não ser uma regra.

Empresárias estrangeiras devem agir sempre elegantes, refinadas e muito femininas.

Os coreanos normalmente se vestem bem, e você deve se vestir de forma e mostrar respeito por eles.  Vista-se com modéstia e prepare-se para se sentar no chão. Evite saias justas e retas. Evite roupas que a destaquem, sobriedade é importante.

É um fato que na Coreia tem poucas mulheres comandando empresas de grande e médio porte, mas isso não pode se tornar de forma alguma um empecilho para que você faça negócios lá, se é isto que você quer. Haja com respeito e educação, que eles agirão da mesma forma.

Até o próximo post!

Fonte: www.ediplomat.com

avatar
About Cecilia Bohrer

Editora de Conteúdo (Belo Horizonte - MG) - Estudante de jornalismo é apaixonada por comunicação, cultura oriental e o meio gospel. É editora do BrazilKorea, chefe de redação do O-Studiomix, apresentadora da Rádio Conexão Kpop, tradutora da page LifeInKorea, repórter do Centro Cultural coreano, trainee de produção de TV na Rede Super, e fez diversas participações em programas e eventos. Além de ser uma grande admiradora da cultura coreana.

4 Responses to [Especial BrazilKorea] Etiqueta Coreana: Mulheres nos negócios
  1. avatar

    “(…) você deve se vestir de forma e mostrar respeito por eles.” Não sei se este post foi escrito por um asiático, mas já escutei várias vezes, asiáticos falarem que os ocidentais têm de compreender e respeitar a cultura asiática! E eles? Não têm de compreender e respeitar a cultura ocidental?
    Não somos todos iguais, deve haver respeito de ambas as partes, e não devemos exigir que os outros se adaptem à nossa maneira de ser, sobretudo quando são estrangeiros!

    • avatar

      Olá Cristina, respondendo sua pergunta o respeito deve ser mutuo sempre; Este post foi feito na premissa de que estas relações de negócios aconteçam na Coreia, onde a sociedade espera este comportamento, e fiz este breve post com algumas dicas que facilitarão as relações durante uma negociação. Caso o mesmo ocorra em outro país, que possui sua própria cultura e significação de valores, o modo de agir deve adaptar a mesma para demonstrar não apenas respeito com interesse na cultura do outro. O que não impede de haver um meio terno onde ambos os lados sintam-se confortáveis, na verdade o ideal é que isto ocorra.

      Espero ter esclarecido e qualquer dúvida pode entrar em contato comigo! Fiquei muito feliz com seu comentário! Abraço! ^^

  2. avatar

    Post mto sem conteúdo.
    Resumindo significa que não há mulheres coreanas no comando de empresas de médio a grande porte, portanto mulher estrangeira deve agir como?
    Não pode oferecer a mão para mulher coreana? Aonde vc tirou isso? Deve evitar a dar primeiro passo nas negociações? Aonde vc tirou isso?
    Pra mim tudo isso é preconceito.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *