Série Etiqueta Coreana - Relacionamentos e comunicação de negócios

Imagem: www.agenciafiep.com.br

Se pretender ir para Coreia do Sul a trabalho você vai precisar entender um pouco mais sobre a etiqueta coreana nos relacionamentos e comunicação de negócios.

Os sul-coreanos preferem fazer negócios com pessoas que tenham uma ligação pessoal, por isso, é crucial ser introduzido por um terceiro, antes das negociações.

Os relacionamentos são desenvolvidos através de reuniões sociais informais que muitas vezes envolvem uma quantidade considerável de comidas e bebidas.

Eles tratam os documentos legais como memorandos de entendimento e vêem contratos como consensos vagamente estruturados que definem amplamente o acordo e deixam espaço para a flexibilidade e ajuste conforme necessário.

Sob nenhuma circunstância insulte ou critique alguém na frente dos outros, pode ser que eles percam a confiança e respeito em você. Lembre-se eles acreditam que os indivíduos que tem relações de confiança e respeito mútuos vão trabalhar duro para fazer um ao outro bem-sucedido.

O aspectos sensíveis dos negócios muitas vezes são levantados indiretamente, por intermédio de quem fez primeiro as apresentações.

Os coreanos possuem uma forte cultura em que “menos é mais” quando se comunicam, gostando de respostas de forma concisas. São comunicadores extremamente diretos, sempre perguntam quando não entendem o que foi dito ou se necessitam de esclarecimentos adicionais.

Uma vez que existe uma tendência a dizer “sim” às perguntas, para que não haja dúvida nem rodeios, a maneira como você faz a pergunta é crucial. É melhor perguntar: “Quando podemos esperar a expedição?” do que “Podemos esperar a encomenda dentro de três semanas?”, uma vez que esta questão gera uma resposta direta.

Leia também os outros posts da série: AQUI

Fonte: www.kwintessential.co.uk

avatar
About Cecilia Bohrer

Editora de Conteúdo (Belo Horizonte - MG) - Estudante de jornalismo é apaixonada por comunicação, cultura oriental e o meio gospel. É editora do BrazilKorea, chefe de redação do O-Studiomix, apresentadora da Rádio Conexão Kpop, tradutora da page LifeInKorea, repórter do Centro Cultural coreano, trainee de produção de TV na Rede Super, e fez diversas participações em programas e eventos. Além de ser uma grande admiradora da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *