Filmes Coreanos

A 67ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim conta com seis filmes coreanos, remontando o sucesso que as produções vêm obtendo no cenário internacional.

Se no último século as obras cinematográficas coreanas foram consolidando um público local, nos últimos anos, elas vêm ganhando espaço na vitrine internacional “aliando o uso de tecnologias gráficas avançadas, um mercado promissor e uma indústria de entretenimento fortemente competitiva e diversa”. Com uma perspectiva tão otimista para o mercado de filmes coreanos, não é novidade que os mais renomados festivais mundiais de cinema da atualidade estejam cada vez mais receptivos, a despeito dos desafios de representatividade como a de gênero, a exemplo apontada pelo portal Variety,  onde dos 23 filmes coreanos que obtiveram um milhão de audiência, apenas seis foram protagonizados por mulheres ou com participação efetiva das mesmas, e ainda trinta dos trezentos e vinte e sete filmes lançados, foram dirigidos por mulheres coreanas.

Por outro lado, a obra de destaque da lista de filmes coreanos previsto para o Festival Internacional de Cinema de Berlim, é “On The Beach At Night Alone” do prestigiado diretor Hong Sang Soo. A história que gira em torno de uma atriz que se envolve amorosamente com um homem casado sob o cenário alemão, é a primeira coreana a avançar na categoria de competição do festival em quatro anos. Além disso, quatro produções caseiras, sendo elas, “The Last Witness” (1980) de Lee Doo Yong, “Obaltan” (1961) de Yu Hyun Mok, “Autumn, Autumn” (2016) de Jang Woo Jin e “Twelve” também lançada em 2016 por Cha Jea Min serão apresentadas no festival, bem como o documentário de Moon Chang Yong e Jeon Jin, “Becoming Who I Was”.

Fora das vitrines do Berlinale, outros filmes coreanos já representam a promessa de um ano de sucesso para a indústria coreana, movimentando milhões de  dólares e parcerias e produções junto a Netflix, Lotte e CJ Entertainment, sendo eles Okja, Gunhamdo, Along With God, Proxy Soldiers e outros.

O Festival Internacional de Cinema de Berlim iniciou em 9 de fevereiro e vai até o dia 19 do mês. Para conferir a programação completa, acesse AQUI!

Fonte: Brazilkorea | Variety¹ ² | Korea Times

 

 

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

One Response to Filmes Coreanos estrelam em Festival Internacional de Cinema de Berlim
  1. avatar

    Nossa! Como fico feliz com esse reconhecimento. Tomei a Coréia como minha segunda pátria e me emociono cada vez que vejo um avanço no sentido de reconhecimento tanto nas artes, tecnologia, educação , entretenimento e outros.
    Espero que o ritmo não diminua e possamos ver com a mesma frequência ocidental tudo de espetacular que acontece no lado oriental especialmente na Coréia do Sul.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *