Flor Ribeirinha

Imagem: Facebook Flor Ribeirinha

A vida ribeirinha e a religiosidade da comunidade São Gonçalo Beira Rio, de Cuiabá, será destaque na apresentação do grupo Flor Ribeirinha no Festival Mundial de Danças de Cheonan. Saiba mais sobre o festival e sobre o grupo brasileiro.

Festival Mundial de Danças de Cheonan (천안 흥타령춤축제), também conhecido como  Heungtaryeong Festival(흥타령 축제), é tido como o maior festival internacional de folclore de toda a Ásia e um dos maiores do mundo. O evento reúne a cada edição cerca de 20 grupos internacionais e 200 grupos nacionais. E neste ano, a cultura brasileira será representada por um dos mais tradicionais grupo de dança de Cuiabá, o Flor Ribeirinha.

De acordo com a fundadora e dirigente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, o espetáculo preparado para o festival vai mostrar as culturas indígena, africana e europeia, além da origem do cururu e do siriri.  Além das apresentações em Cheonan, o grupo também deve participar de atividades em Seul e em outras cidades vizinhas.

O Festival Mundial de Danças de Cheonan será realizado do dia 28 de setembro a 02 de outubro no Parque Cheonan Samgeori. Além de muita música, o Festival também terá exposições, espaço de cuidados a saúde, jogos e muito mais. Confira a programação completa no site oficial do Festival.

O grupo

O Flor Ribeirinha nasceu no ano de 1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte, em Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Em seu trabalho o Flor Ribeirinha manifesta, numa coreografia variada; melodias alegres e letras que têm como mote a vida ribeirinha e as tradições religiosas.

As apresentações do Flor Ribeirinha possuem um ritmo contagiante, harmonizado e marcado pela batida da viola de cocho, do mocho e do ganzá. É dançado e cantado por homens, mulheres e crianças em fila ou roda formada por pares que cantam e batem palmas ao ritmo rápido e forte da música. 

Nos últimos anos, o grupo ganhou reconhecimento internacional e já se apresentou em países como Peru, Paraguai, França e Itália.

Acompanhe a passagem do grupo pela Coreia pelo Facebook.

Serviço

Data 28 de setembro a 02 de outubro
Local: Parque Cheonan Three-way Intersection (306-1 Samyong-dong, Dongnam-gu, Cheonan-si, Chungcheongnam-do).
Como chegar:
Pegar a linha 01 e descer na estação de Cheonan;
Pegar um desses ônibus: 24, 381, 500 e desembarcar na parada Cheonan Intersection Park (Cheonan Samgeori Park) (천안삼거리공원).

Esperamos que a viagem do grupo a Coreia seja um sucesso!

Fonte: G1, Flor Ribeirinha, Cheonan World Dance Festival, Visit Korea

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *