Gallery Hyundai

Imagem: http://www.galleryhyundai.com

Celebrando o 45º aniversário, a Gallery Hyundai reuniu pinturas de artistas que trabalharam com a galeria desde o início. A exposição apresenta uma visão geral do desenvolvimento da tendência da arte abstrata coreana desde a década de 1960.

São 60 pinturas de 18 artistas em duas salas de exposição. A maioria das pinturas expostas, foram inicialmente exibidas e vendidas pela Gallery HyundaiCerca de 80% das pinturas na exposição foram cedidas por colecionadores privados, e apenas 10% delas consiste em novos trabalhos. 

Quando o negociante de arte de 27 anos Park Myeong Ja abriu sua galeria em abril de 1970, o primeiro comentário que ouviu das pessoas foi o quão rápido seria para que ela desistisse e fechasse a loja.  Era uma época em que até mesmo a palavra “galeria” era desconhecida para a maioria dos coreanosAs pessoas não sabiam que  era um lugar onde se poderia ver e comprar pinturas,” recorda. 

A Hyundai Hwarang foi aberta no bairro histórico de Insadong (인사동), onde a maioria das galerias trabalha com artefatos e pinturas coreanas tradicionais. Apresentando novos estilos de arte para os coreanos. A primeira exposição realizada, foi a do artista Park Su Geun, uma figura lendária na arte coreana moderna. Desde pinturas de estilo ocidental, especialmente as abstratas, até emergir nas da cena coreanaEm 1975, Park decidiu mudar a localização da galeria para Samcheong-ro, próximo ao Palácio Gyeongbokgung, a fim de acomodar trabalhos maiores. E em 1987 o nome a galeria passou a ser Gallery Hyundai.
A Gallery Hyundai já foi sede de exposições de jovens artistas, que são agora figuras proeminentes na comunidade de Arte Coreana, incluindo Kim Tschang Yeul, conhecido por suas pinturas de gota d’água, Dansaekhwa Lee Ufan, Park Bo e Jeong Sang Hwa.
* O nome da galeria, “Hyundai”, é um substantivo que significa “último”, “agora” ou “novo” e é usado para se referir a algo moderno e contemporâneo em coreano. A escolha do nome foi um reflexo do ambiente da época de sua criação, que exigia a modernização através da distinção do passado ou coisas da era antiga. Assim, a descrição em inglês de Hyundai Hwarang foi “Galeria de Arte Moderna”, usando a palavra “moderno” para representar a atmosfera de “mais recente” ou “modernização” na Coréia no momento.
A exposição vai até o dia 22 de abril, na Gallery Hyundai em Seul.
Para obter mais informações, ligue para (02) 2287-3500.
Fontes: Korea Herald e Gallery  Hyundai (ingles)

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *