brazilkorea gírias coreanas

Imagem: m.blog.daum.net

“A gíria é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais (usados tradicionalmente)”¹. Algumas gírias coreanas são mais populares em algumas idades do que outras. Então é possível encontrar pessoas que usam diariamente as gírias aqui apresentadas, e pessoas que nunca ouviram falar delas ou as usam raramente. Conheça dez gírias coreanas!

1.대박

Provavelmente 대박 é uma das gírias coreanas mais conhecidas, ela é usada amplamente para dizer que alguma coisa é legal, surpreendente ou maravilhosa. 대박 surgiu da palavra 대박나다 (ter sucesso/ser bem sucedido), porém ao ser usada como gíria possui um significado diferente.

2.멘붕 

멘붕 é uma gíria coreana usada para expressar uma surpresa tão grande que faz seu cérebro parar (refazer). 멘 vem de 멘탈 (mental) e 붕 de 붕괴 (colapso ou desconstrução).

3.헐

헐 também é uma das gírias coreanas mais conhecidas, ela é usada quando algo é muito surpreendente ou chocante.

4.꿀잼

꿀잼 é usado para expressar que algo é interessante ou engraçado.꿀 significa mel e 잼 vem da palavra 재미있다(engraçado ou interessante).

5.노잼

노잼 é o oposto de 꿀잼, significa que algo não é interessante ou engraçado. 노 vem de “não” em inglês (no) e 잼 de재미있다 (engraçado ou interessante).

6.모쏠 

모쏠 é  a abreviação de 모태 솔로, e é usado para expressar que alguém está solteiro desde o nascimento.

7.심쿵

심쿵  é usado para descrever a palpitação do coração quando vemos alguém/algo que gostamos ou é atrativo. 심 vem da palavra 심장 (coração) e 쿵 da onomatopeia 쿵쿵 que significa o som que o coração faz. A expressão é usada na música 심쿵해 (Heart) do grupo AOA.

8.깜놀

깜놀 é usado para expressar que algo é surpreendente ou chocante. 깜 vem da palavra 깜짝 e 놀 da 놀라다. 깜놀했어 também é muito utilizado para expressar o mesmo.

9.썸

썸 vem da palavra inglesa something, e é usado para descrever que algo está acontecendo entre duas pessoas (no sentindo amoroso), mas elas não estão namorando. 썸남 significa o homem que a mulher está vendo nessa relação, 남 vem da palavra 남자 (homem), e 썸녀 significa a mulher que o homem está vendo, 녀 vem da palavra 여자 (mulher).  A música coreana 썸(some) dos cantores Soyu e Junggigo descreve bem o significado da expressão.

10. 셀카

셀카 também é uma gíria coreana muito popular, ela é a abreviação de 셀프 카메라 (selfie).

Conhece outras gírias coreanas e que não foram citadas aqui? Deixe-nos saber através dos comentários!

Fontes: 90daykorean, TalkToMeInKorean10mag e KoreaFever

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

6 Responses to Gírias Coreanas – Aprenda sobre essa linguagem popular
  1. avatar

    Meu sonho é conhecer a Korea, especificamente Seul e <3
    Sou viciada em doramas. Sei algumas palavras em hangul, quero aprender, muito mesmo, é um pouco difícil, mas vou tentar.
    Amei o site.

  2. avatar

    fiquei super perdida pq n sei ler hangul ahaha

    • avatar

      Olá Izabela, tenha isso como incentivo para aprender. Com um pouquinho de esforço, não é tão difícil.

  3. avatar

    Gostei muito do artigo! Só conhecia três gírias da lista… Salvei o restante aqui Haha
    Obrigada ^^

  4. avatar

    Vocês poderiam disponibilizar (nem que for entre parenteses) em romanização as palavras em hangul, ajudaria muito quem não sabe ler em hangul (tipo eu, fiquei bem perdida). Agradeço desde já.

    • avatar

      Olá Chiara, decidimos não colocar a romanização pois acreditamos que esta muitas vezes atrapalha o sistema de aprendizado.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *