brazilkorea-haenyeo

Imagem: www.jejuweekly.com

Durante mais de 100 anos mulheres na ilha Jeju tem desempenhado um papel importante, trazendo alimento para suas famílias e também para toda a ilha, essas mulheres ficaram conhecidas como haenyeo. Em homenagem a elas, foi criado um museu que apresenta toda essa cultura, como viviam, os equipamentos que usavam, e muito mais.

Por centenas de anos, as mulheres da ilha província de Jeju fizeram a sua colheita de frutos do mar com a mão no fundo do oceano. Ao contrário de pescadores que saem em barcos ou usam uma vara ou linha, essas mulheres mergulham no oceano sem ferramentas especiais para coletar mariscos, abalone ou algas marinhas. Conhecidas como haenyeo (해녀), ou mulheres do mar, elas descem em mergulhos de até dez metros de profundidade e que podem durar cerca de dois minutos sem nenhum equipamento de respiração. Usando apenas máscaras de mergulho e pesos de chumbo amarrados na cintura, para ajudá-las a afundar mais rápido, essas mulheres envolvidas no setor da pesca são conhecidas por se espalharem por toda ilha de Jeju, Japão e Rússia.

No passado, as meninas da ilha começavam a recolher mariscos desde os 10 anos de idade. Elas mergulhavam durante seis a sete horas por dia, mas também faziam as tarefas agrícolas. Hoje, as haenyeos desempenham o papel de guardiões do mar e ambiente ecológico do oceano. Suas cooperativas operam restaurantes de frutos do mar e lojas, por isto alguns restaurantes são nomeados Haenyeo Hoetji (restaurante especializado em peixe cru) e Haenyeoui Jip (Casa da Haenyeo).

c_20110306_25210_28821

Imagem: jejuinnews.com

A ilha de Jeju conta com o “Jeju Haenyeo Museum” (해녀박물관) para mostrar ao mundo as atividades e cultura das mergulhadoras de Jeju-do. O 1º Hall é intitulado “A vida de uma Haenyeo” e tem uma restauração da casa tradicional de uma haenyeo, e suas refeições. Também estão em exibição, para mostrar uma visão mais realista em suas vidas diárias e os diversos utensílios utilizados.

No 2º Hall, é exibido os óculos de proteção das mergulhadoras Haenyeo e os equipamentos que muitas vezes usam debaixo d’água. Sua roupa tradicional de trabalho também está em exposição, juntamente com vários registros históricos e materiais relacionados.

No 3º Hall tem um tema chamado “The Sea” (o mar) e exibe a cultura da indústria da pesca. Redes de pesca tradicionais e equipamentos de pesca estão em exposição, incluindo modelos de navios pequenos e modelos usados na exploração de sal.

O Jeju Haenyeo Museum exibe várias fotos das mergulhadoras Haenyeo e as suas atividades, para fornecer um quadro preciso de suas vidas.Há também no local um observatório de onde os visitantes podem ter uma excelente visão da área de Hado-ri, que tem um jardim com várias esculturas e uma área de descanso. O primeiro andar tem uma loja de souvenirs onde os visitantes podem comprar uma variedade de lembranças relacionadas as Haenyeo.

*Informações úteis:

  • Horário de funcionamento: 09:00 ~ 17:00 (fechado somente na primeira e terceira segunda-feira de cada mês, Ano Novo e Chuseok)
  • Facilidades: Aluguel de cadeira de rodas gratuito , estacionamento e banheiro para deficientes, elevadores.
  • Instalações: Sala multimídia, salas de exposições (1, 2 e 3), loja de souvenirs, experiência haenyeo para crianças, exposições ao ar livre.
  • Instalações auxiliares: Observatório, museu, loja.
  • Estacionamento gratuito.
  • Entrada: preços até ₩1,100.

Como chegar: [Partindo de Aeroporto Internacional de Jeju]

  • Pegue o ônibus Nº100 ou Nº200 do Aeroporto Internacional de Jeju e desça na Estação Rodoviária de Jeju.
    → Pegue o ônibus com destino a Sehwa e Seongsan e saia em Jeju Haenyeo, em Hado-ri, Gujwa-eup
  • (tempo de viagem: cerca de 60 minutos)

Mais informações: haenyeo.go.kr (disponível em inglês)

Para você que gosta de dramas , conheça “Tamra, the island”, um drama que relata a historia de uma mergulhadora (Haenyeo) da ilha de Jeju no período da Dinastia Joseon que encontra um náufrago europeu. 

Assista AQUI

Fonte: Visit KoreaNewyorker

avatar
About Miller

Editor de Conteúdo Junior (São Paulo) – estudante, estuda alemão, apaixonado pela Coréia (comida, cultura, música, entretenimento, turismo, infraestrutura), acompanha sempre notícias coreanas sobre economia, projetos, eventos, música e política.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *