Hongwon Port Jeoneo & Crab Festival

Imagem: en.seocheon.go.kr

Situada no litoral da Coreia, a cidade Seocheon recebe todos os anos um festival onde a gastronomia litorânea coreana é o grande destaque. Conheça mais sobre Hongwon Port Jeoneo & Crab Festival.

O Hongwon Port Jeoneo & Crab Festival  é comemorado durante o outono e tem como atração um tipo de peixe que não é comum no Brasil, uma especie de arenque, natural de águas frias. Para esta espécie de peixe foi dado o nome, Jeoneo, porque é tão delicioso que as pessoas não se preocupam com quanto dinheiro gastam para comprá-lo. Durante o período de desova, eles se prendem em grandes quantidades de corais, tornando sua carne e seu ossos macios. Esta é a época que o festival acontece devido ao grande volume de pesca na cidade.

Famoso por seu sabor único, o Jeoneo (전어) é um tipo de arenque extremamente apreciado pelos coreanos. O porto Hongwonhang, em Seocheon, recebe o Hongwon Port Jeoneo & Crab Festival que acontece todo mês de outubro para os visitantes desfrutarem deste peixe servido em uma variedade de maneiras.

O peixe é conhecido desde a historia antiga da Coreia. De acordo com Sejong Sillok Jiriji, o tratado geográfico do Rei Sejong, os locais de destaque para a pesca do arenque são Chungcheong-do, Gyeongsang-do e Hamgyeong-do.

A abertura do Hongwon Port Jeoneo & Crab Festival é feita com performances emocionantes, um evento de degustação de comida, performances ao vivo, show pirotécnicos e concursos de canto. Eventos emocionantes adicionais incluem concursos para a captura de peixe, coleta de conchas, pesca e canto. O termino do festival acontece com um espetacular show de fogos de artifício  à noite.

Os visitantes também podem saborear uma variedade de outros pratos locais feitos com enguia salgada, algas secas, caranguejo, e camarão. Produtos frescos e frutos do mar também estão disponíveis para venda em várias lojas e stands.

O número de pratos populares com este peixe é enorme e variam de Jeoneo assado, cortado em sashimi e até mesmo saladas misturadas com este peixe picante marinado, pepinos, folhas de gergelim, e salsa. Encontram-se na região diversos restaurantes e barraquinhas de comida, mercado de produtos locais, leilão de frutos do mar e mercados de venda direta.

A culinária da região fortalece a economia local e atrai visitantes do mundo inteiro para esta bela cidade coreana durante todas as estações.

Opções de Transporte:
A partir do Terminal Rodoviário Nambu em Seul, pegue um ônibus intermunicipal para Seocheon.
Os ônibus saem das 06h 40 ás 17h15. São 10 ônibus por dia.

Do terminal Seocheon, pegue um ônibus local com destino a Seomyeon/Hongwonhang Porto.
Saia na entrada do Porto Hongwonhang (홍원항).

Fontes: VisitKoreaSeocheon.go.kr

avatar
About Cecilia Bohrer

Editora de Conteúdo (Belo Horizonte - MG) - Estudante de jornalismo, é apaixonada por comunicação, música, cultura oriental, universo nerd e o meio gospel. É produtora na Rede Super de televisão e trabalha em diversos projetos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *