Hyundai-Rotem, nova fábrica da Hyundai-Rotem, fábrica da Hyundai-Rotem no Brasil

Foto: Fabio Rodrigues/G1

A Hyundai-Rotem, braço do sul-coreano Hyundai Motor Group, inaugurou na última quarta-feira (30) sua fábrica em Araraquara (SP). Com investimento de R$ 100 milhões, a unidade de trens e composições ferroviárias vai produzir até 200 vagões por ano, com estimativa de geração de 300 empregos.

A nova planta é a segunda maior da Hyundai Rotem no mundo e irá produzir 240 carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 112 carros para o Metrô Bahia, em Salvador. Depois de atendidos esses dois contratos, a Hyundai-Rotem pretende continuar fabricando 200 carros por ano, fechando novos contratos.

Os trens da Hyundai Rotem que já circulam nas linhas de trem de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro foram montados e importados da Coreia do Sul. A nova fábrica vai trazer, inclusive, uma tecnologia nova, que ainda não existe em fábricas brasileiras: trens sem a necessidade de condutores, que serão fornecidos para o Metrô Bahia.

A fábrica
O complexo em Araraquara foi construído em um espaço de 150 mil metros quadrados, com 21 mil metros quadrados de área construída. A cidade, na região central do Estado, foi escolhida devido à localização estratégica no mapa paulista: tem aeroporto, é cortada por ferrovia e tem rodovias duplicadas em seu entorno, o que pode transformá-la num polo logístico.

Hyundai-Rotem, nova fábrica da Hyundai-Rotem, fábrica da Hyundai-Rotem no Brasil

Foto: Fabio Rodrigues/G1

O presidente da Hyundai-Rotem Brasil, Sungha Jun, destacou que a unidade vai atender não apenas as demandas do Brasil, mas também de toda a América Latina.

O embaixador da Coreia do Sul Jeong Gwan Lee afirmou que o Brasil é o principal parceiro comercial de seu país na América Latina e que a abertura da fábrica deve estreitar os laços diplomáticos entre os países, restabelecidos desde 1959. Com a abertura da fábrica, a Prefeitura de Araraquara tem como meta implantar um inédito curso de engenharia ferroviária no país. A Fatec, que está em obras na cidade, oferecerá cursos de construção ferroviária.

Hyundai

A Hyundai Motor Group, do coreano Hyeondae ou 현대, que significa “moderno”, é uma marca sul-coreana de automóveis, fundada em 1967 por Chung Ju Yung. A montadora ergueu uma fábrica própria no Brasil em 2012 em Piracicaba, no interior de São Paulo. A unidade, cuja capacidade é de 150 mil veículos por ano, é responsável pela fabricação dos modelos HB20, HB20X e HB20S, exclusivos para o mercado brasileiro.

Já a Hyundai-Rotem é um braço da Hyundai Motor Group e é responsável pela construção de material circulante ferroviário (como trens e metrô) e armamento de defesa. A empresa foi fundada em 1970 e exporta para 29 países em todo o mundo.

 

Fontes: Folha de São Paulo, G1, Wikipedia

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *