Imagem: http://www.illionaire.kr/

Imagem: http://www.illionaire.kr/

Fundada em 2011, a Illionaire Records é uma respeitada gravadora e representa três nomes do rap coreano, Dok2, The Quiett e Beenzino.

De forma independente, a Illionaire Records subiu ao topo da cena hip hop coreana. Inspirados pela ideologia DIY (Do It Yourself – Faça isso você mesmo), o trio empreendedor conquistou seu espaço em casa, e pacientemente continuou trabalhando, quando então alcançou notoriedade no exterior. Tornando-se um dos primeiros a representar o novo movimento independente do hip hop coreano, atualmente o gênero tem exportado e alavancado a indústria musical, mais que os grupos de Kpop.

Illionaire Records

http://www.complex.com/

O rap não é um estilo novo na Coreia. Desde o início dos anos 90, artistas de kpop buscavam influências diversas, do swing de Nova Jersey ao rap gangsta. Desde o lendário grupo Seo Taiji and Boys que interpretou Cypress Hill, B-Real, DJ Muggs, até mais tarde, com a forma autêntica de fazer rap de Drunken Tiger, que impulsionou o estilo. Apesar dos obstáculos para se estabelecer no mercado musical coreano, o estilo tem encontrado seu espaço. Um deles, na Illionaire Records, que inspira seu trabalho nas tendências do hip hop. Dok2 que recentemente colaborou com nomes populares do kpop como GDragon do Big Bang e Hyuna do 4Minute, se inspira no rap do sul, de Lill Wayne a Meek Mill. Já The Quiett, mais conhecido por sua produção, trabalha com beats de boom-bap como Primo Brown e Beenzino, produz melodias cantadas, inspiradas principalmente no estilo de Drake, o que torna o trio com uma essência rica e diversificada do hip hop, além de alcançar um grande público, inclusive fora da Coreia, apesar das letras em coreano com apenas alguns trechos em inglês.

Muitos rappers atualmente, acabam se vinculando a grandes gravadoras para conquistar algum espaço ou reconhecimento, mas como grupo independente, a Illionaire e outras gravadoras como AOMG presidida por Jay Park e HI-LITE Records, tem mudado esse cenário, atingindo o Top 10 dos charts, paradas musicais coreanas, shows e participações em rádios.

Conheça os membros da Illionaire Records:

The Quiett

Illionaire RecordsNascido em Shindong, The Quiett cresceu de forma simples, diferentemente do que a maioria dos nomes do hip hop coreano. Em 2004, ele co-fundou junto com seus amigos a Soul Company, que produzia indie rap,  jazzy e outros estilos, quando em 2009 se desvinculou da companhia, já que achava que seu processo criativo havia se tornava limitado. Em 1 de janeiro de 2011, ele se uniu a seu velho amigo Dok2 e fundaram a Illionaire Records. Eles se conheceram quando fizeram participações no álbum de Dinamic Duo em 2005 e desde então, começaram a ganhar popularidade no indie rap coreano. Sem escritórios como as grandes agências, a gravadora produz suas músicas de forma caseira e possui apenas um funcionário que coordena os horários, organiza contratos e auxilia na produção. Os rappers não tem contratos assinados e não precisam pagar rótulos, se autogerindo, sendo obrigados apenas a reservar de 10 a 20% dos lucros obtidos em shows, vendas de álbuns e publicidade, para depositar na conta poupança da Illionaire, que depois, converte novamente os lucros em produção e comercialização dos álbuns.

Dok2

Illionaire RecordsFilho de mãe coreana e pai espanhol-filipino, Dok2 trabalhou desde novo para dar estabilidade a sua família. Seu primeiro trabalho foi na Gap Entertainment, onde estreiou como membro do grupo de indie rap All Black, mas não obteve muito sucesso. Em 2008 se auto-lançou através de sua primeira mixtape Thunderground Mixtape Vol. 1., que rendeu grande retorno e permitiu ele se desvincular da gravadora. Até que depois fundasse com The Quiett sua própria gravadora. Hoje, vive sozinho em um luxuoso apartamento em Yeouido, distrito comercial de Seul. Praticante do budismo, o rapper diz que procura sempre se lembrar de onde veio e que sempre sonhou em ser como os grandes nomes do rap, aperfeiçoou seu inglês em uma escola estrangeira e se espelha no estilo americano de produzir o som.

Beenzino

Illionaire RecordsCom uma voz melódica e um estilo único, Beenzino compõe o trio de rappers da Illionaire Records. Ex- estudante de arte na Seul University, até 2011 participou de diversos projetos pelo grupo Jazzyfact, quando depois ingressou na IR. O single “Dali, Van, Picasso,” teve mais de 600 mil downloads e já realizou mais de 30 colaborações com artistas como Hyori e Junggigo. A gravadora segue com um principal mantra: “Stay true to himself” (Permaneça fiel a você mesmo – tradução nossa), e por isso Beenzino afirma que quer se tornar famoso por causa das coisas que ele faz pra ele mesmo como artista.

Illionaire Records acredita na importância do trabalho feito por eles mesmos, que é um diferencial no meio corporativo musical, e que isso os trará grandes resultados a longo prazo.

Acompanhe-os na redes sociais:

Site | FacebookTwitter | Youtube

Fonte: Complex e Illionaire Records Ent.

Favor não retirar do Brazilkorea sem os devidos créditos.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

One Response to Illionaire Records – O Selo independente do Hip Hop coreano
  1. avatar

    […] contará com a presença do VJ Ispy, MC’s GO e SNIPA, show dos rappers Dok2 e The Quiett da Illionaire Records, sets com os Dj’s coreanos Wegun, Son, Spray, Phynxxx e o norte americano Skeme Richards e […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *