ingredientes

Fonte: mykoreankitchen.com/

A culinária coreana destaca-se por seu sabor diferenciado. Conheça os ingredientes que são essenciais para preparar pratos conhecidos como bulgogui, kimchi, bibimbap, entre outros.

Gochugaru (고추가루)  – A maioria das receitas apimentadas na Coreia tem esse ingrediente em pó. Ele é  feito com um tipo de pimenta vermelho seca. E vem geralmente em dois formatos diferentes – fino e grosso. A pimenta em pó fina é usada principalmente ao fazer Gochujang e a grossa cobre o resto das necessidades da culinária coreana.

Semente de Gergelim  (Bokken chamggae: 볶은 참깨) –  sementes de gergelim torrado são normalmente utilizadas como enfeite. Elas adicionam sabor agradável e textura crocante ao prato. Normalmente é utilizada em pratos coreanos de vegetais (namul, 나물) e também em molhos. Podem ser em duas cores: claras ou escuras.

Molho de Soja (Ganjang: 간장) – Um dos ingredientes comuns da culinária japonesa e coreana, já conhecido e utilizado no Brasil.

Mirim (미림) – É um tipo de vinho de arroz, semelhante ao saquê, porém com um teor alcoólico mais baixo – 14%,em vez dos 20% típicos da conhecida bebida.

Molho de peixe (Aecjeot: 액젓) – molho de peixe coreano é normalmente usado em variedades de Kimchi para acelerar o processo de fermentação. Em algumas ocasiões, também é usado em outros pratos como sopas ou ensopados. Existem dois tipos de molho de peixe: molho de anchova (Mülchi Aecjeot) e molho de enguia da areia (Kkanari Aecjeot).

Glicose de Milho/Arroz (Mulyeot: 물엿) – Glicose de milho é um açúcar obtido através de um processo químico a partir do amido de milho. Da mesma forma pode-se obter glicose a partir de qualquer amido (amido de mandioca, de arroz, de trigo etc.). Este açúcar é muito utilizado na culinária, por ser mais barato que o açúcar de cana-de-açúcar e por ser geralmente comercializado na forma líquida.

Óleo de gergelim (Chamgireum: 참기름) – O óleo de gergelim é amplamente usado em muitos pratos coreanos, como um dos ingredientes para um toque final. Ele adiciona um aroma diferenciado. O mais utilizado na culinária coreana é o torrado.

Pasta de pimenta coreana  (Gochujang: 고추장) – Gochujang é provavelmente o mais famoso condimento coreano. Ele vai em pratos, sopas e cozidos, pratos principais, molhos etc. É feito de pó fino de Gochugaru, glicose de arroz, soja fermentada e sal. Embora seja picante, ele também tem uma nota doce muito sutil. Hoje em dia, existem várias versões do gochujang (picante, menos picante ou normal).

Onde encontrar: Os ingredientes podem ser encontrados nos supermercados coreanos do bairro Bom Retiro/SP e tambem nos supermercados orientais do bairro Liberdade/SP ou em lojas de produtos orientais em muitas cidades do Brasil.

Alguns ingredientes não são encontrados em várias cidades brasileiras.

Vendas online: asiashop

Gostou? Não perca a sequencia deste post com mais ingredientes para utilizar em pratos coreanos!

Fonte: mykoreankitchen.com

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *