internet gratuita, internet em Seul, melhor internet

Na última semana, o governo metropolitano de Seul anunciou um projeto ousado: disponibilizar, até 2017, internet gratuita em todos os lugares públicos da cidade. O projeto é um esforço do governo para fortalecer sua plataforma digital.

O projeto também irá implantar WIFI gratuito em ônibus e metrôs. O prefeito de Seul, Park Won Soon, afirmou que o governo metropolitano pretende investir 460,5 bilhão de won (cerca de 373.9 milhões de dólares ou 1 bilhão e 500 milhões de reais) nos próximos cinco anos. Segundo ele, o incentivo visa o crescimento da chamada indústria de “diginomics“, um termo que combina as palavras digital e economics (economia).

De acordo com o Plano Digital de Seul, a cidade também pretende aumentar a presença da tecnologia Internet of Things (loT ou Internet das Coisas, em tradução livre).  A Internet das Coisas é uma ferramenta em que todos os objetos tangíveis que estão conectados à rede, podem acessar outros dispositivos, buscando a troca de dados necessários.

Seul tem também como objetivo a criação de um sistema de estacionamento integrado, onde os proprietários de automóveis podem verificar a localização de seus veículos e receber dados relevantes em seu smartphones. Cerca de 550 estacionamentos, públicos e privados, receberão o sistema, até 2020.

Coreia do Sul tem a melhor internet do mundo

Em 2015, a Coreia do Sul ficou em primeiro lugar no ranking, da União Internacional das Telecomunicações, de países com maior velocidade de conectividade na internet por pessoa.

No ano passado, a média de velocidade de navegação por pessoa na Coreia do Sul chegou até 23,1 Mbps, enquanto o país que ficou em segundo lugar atinge cerca de 17 Mbps. Um dos fatores que auxilia no alto resultado de velocidade por pessoa é que cerca de 80% da população coreana já possui acesso a internet banda larga. Além disso, a maior parte do país é urbanizado, o que facilita a instalação dos serviços de internet banda larga e torna-os mais baratos e acessíveis ao cliente final.

Brasil e Coreia do Sul firmam parceria

Sendo o país com a maior velocidade média de internet, a Coreia acaba tornando-se um exemplo para os outros países. Inclusive para o Brasil. No ano passado, os dois países assinaram um acordo que visa incentivar a transferência entre empresas, universidades e institutos de pesquisa dos dois país. O Brasil vai em busca de experiências em economia digital para acelerar a adoção de governo digital no país.

Já o Brasil está adotando novas tecnologias. Segundo especialistas, os atrativos do Brasil  são  o fatos de ser o sexto maior mercado de tecnologia da informação do mundo, ter milhões de consumidores, e ter aplicações próprias, como a urna eletrônica e a declaração digital de imposto de renda.

 

Fonte: YonhapBrazilKoreaGlobo

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *