Jeongwol Daeboreum

Imagem: http://i.telegraph.co.uk/

Dia 05 de março é o dia do Jeongwol Daeboreum (정월 대보름) (Great Full Moon Festival). “Jeongwol” (정월) significa, literalmente,  “primeiro mês lunar” e “Daeboreum” (대보름) “grande lua cheia”. Ele é comemorado no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar e acredita-se que neste dia a Lua é a mais brilhante do ano.

Na manhã de Jeongwol Daeboreum, os coreanos quebram amendoins e nozes com os dentes acreditando que este ritual pode ajudar a prevenir problemas de pele, manter os dentes saudáveis e trazer boa sorte. No café da manhã comem legumes temperados e “Ogokbap” (오곡밥), que é um bolo de arroz cozido com cinco tipos de grãos. Acredita-se que a partilha dos dois pratos com pelo menos três vizinhos traz boa sorte ao longo do ano. Além disso, os coreanos bebem o “gwibalgisul” (귀밝이술 ), que é feito de Cheongju (um tipo de vinho de arroz frio) para obter a bênção de só ouvir boas notícias ao longo do ano.

Jeongwol Daeboreum

Outra famosa tradição do Jeongwol Daeboreum é o jwibulnori. Jwibulnori, ou brincando com fogo, é um jogo onde as pessoas giram uma lata cheia com carvão queimado. Na versão original, o capim seco era queimado para matar os vermes e fertilizar o campo com as cinzas, mas atualmente os coreanos brincam em parques das cidades apenas por diversão. Mas a tradição mais célebre é o dalmaji, que é o costume de visitar lugares altos para ver a lua cheia com amigos e familiares.

No Jeongwol Daeboreum é possível vender o seu calor?

Vender calor? Isso mesmo, acredita-se que se você chamar o nome de um amigo ou irmão durante o Jeongwol Daeboreum e a pessoa te responder, você pode dizer a ele “내 더위 사가라” (que significa “Compre meu calor”). Essa pessoa então vai absorver todo o calor que você receberia no verão.

Fonte: Visit Korea, Korean Culture Blog

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *