brazilkorea Yut Nori

Imagem: ibuzzkorea.com

Na semana passada você aprendeu como se joga Gong-gi e sua semelhança com o jogo brasileiro chamado “Jogo  das 5 marias”. Hoje conheça mais um jogo tradicional coreano chamado ” Yut Nori” que também tem uma semelhança com um jogo brasileiro chamado de “Ludo”.

Yut Nori

Yut Nori (윷놀이) é um jogo de tabuleiro tradicional que é normalmente jogado no Ano Novo coreano. Não se tem uma data certa de quando nasceu o Yut Nori, mas há registros que ele já era jogado desde 57  aC. Para jogar Yut Nori, precisa-se de 1 tabuleiro chamado de mal-pan (말판), que pode ser de papel, pano ou desenhado no chão, de 8 pedrinhas (4 de uma cor e 4 de outra) que são chamadas de mal (말) e de 4 varas chamadas de yut (윷), que podem ser de madeira ou plástico. O tabuleiro pode ter forma retangular ou circular e as varas de yut têm que possuir faces diferentes.

893047_1170708256

Imagem: kidsmom.80port.info

O objetivo do jogo é que todas as 4 pedrinhas (4 para cada time – que normalmente são 2- totalizando 8 pedrinhas) voltem para “casa” (ponto de início). Para isto são jogados os yuts que servirão como dados. O modo como os yuts caírem determinarão quantas casas as pedrinhas andarão.

kokiri-Yutpoints

Imagem: blog.korea.net

Cada combinação de yuts tem um nome em particular e um significado folclórico. Quando se tem três faces para baixo  e uma para cima se andará 1 “casa”. Esta combinação receberá o nome de do (): “o porco que caminha lentamente mas firma na direção” (significado folclórico).

Quando se tem 2 faces para cima e duas para baixo, anda-se 2 “casas” e este movimento é chamado de gae (): ” o cachorro que nunca desiste”. Quando se tem 3 faces para cima e 1 para baixo, anda-se 3 “casas” e este movimento é chamado de geol (걸): “a ovelha que caminha em silêncio mas nunca desiste”. Com as 4 faces virada para cima, anda-se 4 casas e o jogador ganhará a oportunidade de jogar os yuts mais um vez. Esta combinação é chamada de yut (): ” a vaca que segue seu caminho diligentemente”. Com 4 faces viradas para baixo , anda-se 5 casas e jogador tambem jogoará os yuts mais uma vez. Esta combinação é chamada de mo (): ” o cavalo em pleno galope”

Yut_board.svg

en.wikipedia.org/wiki/Yut

Existem vários caminhos que  se pode  percorrer para chegar ao ponto de início. E, o jogador que chegar a uma “esquina” pode pegar uma “atalho” , através do centro, para chegar ao ponto de início mais rapidamente. Na imagem acima estão ilustrados os caminhos que o jogador pode percorrer através do tabuleiro para chegar em “casa”. Pode-se perceber que o primeiro modo é o mais rápido e o último o mais demorado.

Se você gostou do jogo, mas não o encontrou na sua cidade, você  pode criar o seu próprio Yut Nori. Só é necessário o tabuleiro (faça o download AQUI), palitos de picolé ( que servirão como yuts) e algumas pedrinhas. Na internet você pode encontrar vários modelos criativos para fazer o seu próprio Yut Nori. Na imagem abaixo temos um exemplo:

6a00d8341cc08553ef0120a93fefa1970b

belladia.typepad.com/

 

Agora já aprendeu a jogar Yut Nori, que tal procurar os amigos e jogar uma partida?

Fontes: Wikipédia e The Korea Blog

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

5 Responses to JOGOS TRADICIONAIS COREANOS – YUT NORI
  1. avatar

    Cheguei a pensar que era o Nyout, outro jogo coreano

  2. avatar

    Tem como app do Kakao Talk também :)

  3. avatar

    […] ‘neolttwigi’ (salto sobre a gangorra), ‘tuho’ (arremesso de setas) e ‘yut nori‘. Durante os fins de semana, a encenação de um casamento tradicional coreano é […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *