KBOX

Imagem: http://www.priscilacardoso.net/

Projeto gráfico da Revista KBOX sobre a cultura popular coreana é o título do TCC de Priscila Cardoso, graduada em Design de Programação Visual pela Universidade da Região de Joinville, a UNIVILLE.

A KBOX é uma revista sobre a cultura popular coreana, desenvolvida como produto físico do TCC de Priscila Cardoso. Cabe ressaltar que o trabalho final de design é organizado de maneira diferenciada em relação aos trabalhos convencionais de conclusão de curso, e por isso requer além da sustentação teórica, a criação de um produto de design.

Os 6 capítulos que dão organização ao trabalho, reúnem estruturações, justificativas, análises e alternativas sobre a revista (produto físico).

Segundo a designer, ainda hoje, a principal mídia para obtenção de conteúdo acerca do kpop é online. Entre estas, o que pode ser encontrado facilmente são sites de notícias & entretenimento, fóruns, redes sociais e algumas revistas digitais. Porém, ao mesmo tempo em que a informação chega mais rápido de forma online, nota-se uma grande necessidade do público de que o kpop seja reconhecido de outras formas. Sendo assim, a proposta de seu TCC teve como objetivo construir o projeto gráfico de uma revista sobre cultura popular coreana em geral (KBOX), tendo enfoque na música, bem como uma ferramenta complementar ao extinto site www.kbox.com.br, no qual era colaboradora na época (2013). O propósito era então o de ampliar a disseminação do kpop e da cultura coreana no Brasil, agregando temas adicionais à mídia impressa criada, como estilo, cultura, moda e comportamento.
Além de analisar o público alvo, conhecendo seus interesses e aspectos característicos, também foi realizada uma análise de revistas similares disponíveis no mercado na época, que contribuíram para conhecer melhor o âmbito em que o produto estava inserido. O resultado foi a revista KBOX, que expressava em sua identidade visual o estilo característico do kpop, destacando os variados gêneros que o mesmo possui, além de contribuir para o crescimento da cultura popular coreana no Brasil e repassar o seu real valor para a sociedade.

Desenvolver um projeto gráfico de uma revista com toda uma pesquisa e análise de acordo com o público e o meio em que o mesmo está inserido, faz toda a diferença, pois não é algo que surge apenas de uma ideia, é realmente um projeto pensado inteiramente no usuário, com base em um longo e vasto estudo“, diz Priscila.

Confira na íntegra a Revista KBOX e o trabalho que está disponível através do download AQUI!

Bons estudos!

Agradecimento: À Priscila Cardoso

 

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

4 Responses to KBOX – Revista de Kpop criada por designer catarinense
  1. avatar

    Bem daora… ficou show.

  2. avatar

    Muito massa mesmo!!!!

  3. avatar

    Nossa, muito legal, onde compra?

    • avatar

      Yara, a revista foi criada apenas como um projeto de conclusão de curso. Infelizmente não está a venda. Mas quem sabe mais a frente não surja uma revista com esta iniciativa e que esteja disponível para venda, não é mesmo?


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *