Kim Hyun Jung

Imagem: shop3.artistjunga.cafe24.com/

Para a ilustradora Kim Hyun Jung, o uso dos trajes tradicionais coreanos pode ganhar presença não apenas em ocasiões especiais, mas também em ambientes informais e situações cotidianas.

É comum se pensar uma pintura tradicional coreana, composta de elementos como os trajes tradicionais, as clássicas cerimônias de chá, ou ainda as belas paisagens naturais. Entretanto, essa proposta ganha inovação sob a perspectiva artística da ilustradora Kim Hyun Jung, que traz mulheres coreanas vestidas de hanbok, fazendo compras, se exercitando, andando de moto, jogando sinuca, jogando bola, preparando refeições e diversas outras situações, rompendo com as expectativas já condicionadas ao uso do traje.

Unindo este conceito a uma técnica originária da era Joseon, onde a silhueta é evidenciada por meio das saias do hanbok em transparência, Kim Hyun Jung cria suas ilustrações com pitadas de crítica e muito humor, sendo ainda fruto de fotografias tiradas de si mesma em suas vivências cotidianas. Assim, é possível notar também, a abordagem que a artista traz sobre a realidade em que as mulheres estão inseridas na sociedade coreana, apontando para as contradições das posturas esperadas na modernidade, vinculada as referências tradicionais e ainda a necessidade de se afirmar em sua individualidade e percepção de si mesma.

company

Kim Hyun Jung tem marcado sua trajetória como uma artista proeminente e de referência para a Coreia, estudou na prestigiada Sunhwa Art Middle School e posteriormente Pintura oriental e Administração de empresas na Seul University. De lá pra cá, seus trabalhos tem ganhado exposições, que já são sucesso entre o público e a crítica especializada, além de ter recebido mais de 6 prêmios e ainda outros 16 reconhecimentos de honra por seu trabalho.

De abril a maio deste ano, Kim Hyun Jung realizou sua 10ª exposição solo, a “Feign Amusement Park” que contou com mais de 100 ilustrações da artista. Confira o vídeo feito pela CultureM Magazine da exposição:

Quer acompanhar e conhecer o trabalho da ilustradora Kim Hyun Jung na íntegra? Acesse seu Facebook, Instagram, Site e Twitter.

Fontes: Kim Hyun Jung | Korea Herald | Dramafever

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *