Kim Jung Gi

Imagem: facebook.com/junggiking

Kim Jung Gi nasceu em 1975, na cidade de Goyang, localizada na província de Gyeonggi. Possui reconhecimento internacional por seu trabalho e até detém um recorde no Guiness.

Aos 19 anos, Kim Jung Gi entrou na Escola de Belas Artes e se formou em “Arte e Design”. Durante 3 anos, ele estudou na universidade Dong-Eui, em Busan, que é famosa por seus cursos técnicos. Como todo o homem na Coreia, Kim Jung Gi também serviu no exército na seção das forças especiais, o que, segundo sua biografia: lhe permitiu memorizar um número surpreendente de veículos e armas”. Sua primeira história editada, Funny Funny, foi publicada em 2003 na revista Young Jump.

Entre 2008 e 2010, ele desenhou “TLT, Tiger the Long Tail”. Com roteiro de Park Seung Jin, TLT é um quadrinho que aborda o mundo dos negócios tendo como personagens animais antropomorfizados. Sendo inicialmente um Webtoon, TLT foi, mais tarde, publicado em encadernados impressos pela CNC Revolution:

 Situado em um mundo de animais inteligentes, Tiger The Long Tail desenrola a história do tigre Taeho, que acorda todas as manhãs de um pesadelo recorrente. Em seu sonho, Taeho oscila para fora da borda de um penhasco com uma mão, enquanto luta para segurar a mão de um colega de trabalho abaixo dele. O sonho termina quando ele perde o controle e ambos caem em um poço sem fundo. Na realidade, Taeho vive a vida de um pateta em um pequeno lugar em um bairro pobre; cronicamente falhando em entrevistas de emprego, uma após a outra. Mas um dia, ele recebe uma estranha carta que diz: “Se você quer conquistar o mundo … entre no ônibus. Você foi selecionado. O ônibus sai no sábado, 27 setembro às 11H”. Ele vai em um encontro às cegas, arranjado pela sua vizinha Raccoon, onde ele conhece Rachel. E por alguma razão misteriosa, ela sabe sobre o “ônibus”. Depois de investigar a carta, Taeho descobre que o “ônibus” irá levá-lo para um centro de treinamento operada pela poderosa corporação Daesan Pharmaceuticals. Taeho irá preencher os requisitos e tornar-se um novo funcionário de Daesan? E o que a empresa quer dizer com “conquistar o mundo?”

Em 2007, 2011, 2013 e 2015, Kim Jung Gi publicou 4 cadernos, que reunia cerca de 3000 páginas mostrando um apanhado de seu trabalho. Em 2014, em parceria com o famoso escritor francês Jean-David Morvan, Kim Jung Gi publica “SpyGames”:

 A história tem lugar na moderna Hong-Kong, que é o lugar onde uma competição olímpica muito especial terá lugar uma vez que secretamente faz a cada 4 anos desde séculos: os Jogos Olímpicos de espião. Mas este ano, algo vai mudar

Em junho de 2015 foi inaugurado um museu em Penang, na Malásia, para apresentar o seu trabalho e, nessa ocasião, Kim Jung Gi entrou no Livro Guiness dos Records para o “Desenho mais longo feito por um indivíduo usando a técnica de Fish Eye”. A peça possui 8 metros de comprimento e representa várias atrações de Penang.

Hoje, quando não está trabalhando para alguma empresa coreana em publicidade ou na gestão da AniChanga, sua escola de desenho em Seul, Kim Jung Gi está viajando o mundo para atender seus fãs e obter inspiração, além de constantemente realizar lives em seu Facebook, mostrando o processo de criação de suas artes. Não deixe de seguir o artista no Twitter e Instagram.

Assista o vídeo do artista desenhando em homenagem aos atletas coreanos participantes das Olimpíadas de Inverno em Sochi na Russia:

Fontes: Illustrator’s Lounge, Site Oficial, iTunes, Andoid Informer, The Straits Times

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *