Moda

A moda coreana é apreciada por muitos fãs da cultura oriental e possui diversas combinações e looks que agradam aos diferentes públicos e estilos.

Quando falamos sobre moda oriental, muitas vezes, há uma comparação entre os estilos coreanos e japoneses, embora eles sejam muito distintos.  A moda coreana, diferentemente da japonesa, é mais casual, sem muitos exageros e segue muitos padrões ditados pela própria sociedade coreana, além de ter grande influência dos artistas que se tornam famosos na Internet e Televisão, cantores, atores, etc.

Na Coreia do Sul, a moda é considerada importante pela maioria das pessoas que se preocupam muito com sua aparência e estilo. Começando pelos looks femininos, podemos dividi-los em dois grandes estilos, as Street Styles e as Girlies. O primeiro grupo, como o próprio nome diz, é um estilo urbano, que investe muito em moletons, botas, sobreposições, sneakers, jaquetas, bonés e outros chapéus, criando diversas combinações diferentes. No mundo do Kpop, um ótimo exemplo desse estilo são os looks do grupo Sistar em seu MV “Shake It”  e  do Miss A em “I don’t need a Man

O segundo grupo, as Girlies, é um estilo romântico, fofo que investe em estampas florais, Candy Colors (roupas com colorações clarinhas, como as cores dos doces mesmo), golas trabalhadas, tricôs e tecidos mais leves. Saias rodadas, vestidos, laços e babados também fazem parte dos looks . No kpop, diversos grupos femininos utilizam esse estilo em seus MVs, como o Apink, em “Secret Garden”  e a Juniel em “Pretty Boy

Deixando os estilos femininos um pouco de lado, os homens também se preocupam muito com sua aparência e em como se vestir. Grande parte dos coreanos não são muito altos e são mais magros e por conta disso não gostam de roupas folgadas e largas, preferem as peças mais justas ao corpo. Gostam de um estilo mais casual, o “Dandy Casual”, com casacos, blazers, cardigans e oxfords. As calças às vezes são mais largas em algumas áreas, mas sempre justas nos tornozelos e panturrilhas. As calças estilo saruel tem feito muito sucesso entre os homens coreanos.

Há também aqueles que gostam de uma moda casual mais simples, com jaquetas, malhas, camisas, jeans, tênis, bonés e casacos de times de beisebol, esporte muito popular na Coreia.

Os sul-coreanos se importam muito com a moda, e há várias revistas famosas na Coreia do Sul, acompanhadas pelos interessados em ficar por dentro das tendências e estilos do momento. Algumas delas são:

◊ A High-Cut, uma das revistas coreanas mais conhecidas que oferece moda, beleza, e-books, ensaios fotográficos com artistas e entre outros.

◊ A Vogue Korea, que apresenta tendências internacionais, tendências de beleza, estilistas e um guia de moda.

◊ A Ceci, uma revista popular que mostra audições, estrelas, moda, blogs, além de entrevistas e photoshoots com idols de Kpop. BTS, EXO, Infinite, Super Junior, Girls Generation e entre outros grupos já apareceram nas edições da revista.

◊ A GQ Korea, uma revista para o público masculino que mostra tendências, fotos, esportes, carros e estilo de vida.

◊ A Fashion Channel, que fala de negócios sobre moda, fornecendo notícias de sua indústria, marcas famosas, distribuição e análise de mercado.

◊ A Nylon, uma das mais populares revistas de moda coreana, proporcionando beleza, moda, videoclipes e dicas de moda para as mulheres.

◊ A Singles, abordando sobre de estilos de vida, com luxo, moda, beleza, estrelas, e informações sobre empregos.

◊ A Dazed Korea, que além de tendências também tem entrevistas com idols do Kpop. TOP (Big Bang), 4 minute, CL (2NE1), Changmin (TVXQ), Infinite H, Kangin (Super Junior) e entre outros artistas já apareceram na revista.

Para os brasileiros que apreciam os estilos coreanos é possível encontrar algumas das revistas de moda para download na internet ou a venda em sites internacionais. As fotos que os artistas fazem para elas são encontradas com mais facilidade disponíveis para download. Os amantes dos looks sul coreanos podem encontrar várias opções de roupas nas lojas do Bom Retiro, bairro coreano na cidade de São Paulo, ou em sites internacionais.

Fontes Texto: KakkoiWorld, Tokyo Fashion Girls, Estilo Cortes eGarotas Estupidas

Fontes Imagens: Le21eme, Coco Fashion  e Breezeasia

avatar
About Gabrielle Rosa

One Response to Moda Coreana: Conheça principais estilos e tendências
  1. avatar

    Muito bom, adorei as Dicas!


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *