brazilkorea-instrumentos-tradicionais-coreanos

Imagem: http://www.world-heritage-site.com/

Conheça mais sobre a cultura coreana através dos instrumentos que são usados nas músicas tradicionais. A Coreia contém uma vasta lista de instrumentos de corda, sopro e percussão. Neste primeiro post serão apresentados os principais e mais conhecidos instrumentos de corda.

1. Geomungo (거문고) ou Hyeongeum (현금)

Imagem: http://blog.daum.net/

Imagem: http://blog.daum.net/

Geomungo (거문고) ou Hyeongeum (현금) é um instrumento tradicional coreano com dimensões de aproximadamente 162 cm de extensão e 23 cm de largura. Sua origem remonta aos séculos IV e VII no reino de Goguryeo (고구려), e de acordo com o Samguk Sagi (História dos três reinos), o Geomungo foi inventado pelo primeiro ministro Wang San-ak a partir do Guquin (instrumento antigo chinês). Ele tem uma parte oca onde a parte frontal do instrumento é feita de uma madeira chamada “paulownia” e a parte traseira é feita de uma madeira chamada “castanea”.O instrumento é composto geralmente de 6 cordas feitas de seda e a vara, usada para tocar o instrumento,  é feita de bambu com o tamanho aproximado de um lápis.

O Geomungo geralmente é tocado sentando-se no chão, a vara é segurada com a mão direita, enquanto mão esquerda é usada para produzir tons diferentes nas cordas. Devido as suas características percussivas e sua vigorosa execução,  o instrumento é considerado mais masculino, porém ele é tocado por ambos sexos.

2. Gayageum (가야금)

Imagem: http://www.suwonedu.org/

Imagem: http://www.suwonedu.org/

O Gayageum (가야금) é um instrumento musical tradicional coreano feito também da madeira “paulownia”, possui aproximadamente 160 cm de extensão, 30 cm de largura e 10 cm de profundidade. De acordo com o Samguk Sagi, o instrumento foi desenvolvido por volta do século VI pelo rei Gasil na Confederação Gaya. A forma mais tradicional do instrumento possui 12 cordas feitas de seda, mas existem outros tamanhos como 18 cordas, 21 cordas, e etc. Diferentemente do Geomungo, no Gayageum são usadas as duas mãos para tocar o instrumento, que possui um tom suave, delicado e sutil. Não sendo somente utilizado em músicas tradicionais, mas também em estilos modernos. A atriz Park Shin Hye interpretou um personagem que tocava o gayageum no drama “Heartstrings”.

3. Haegeum (해금)

Imagem: http://www.seoulmaster.co.kr/

Imagem: http://www.seoulmaster.co.kr/

O Haegeum (해금) é um instrumento musical tradicional semelhante ao violino. Não existem registros exatos do momento que o instrumento que veio da China para a Coreia, porém em alguns relatos da dinastia Goryeo, o instrumento é apresentado, então acredita-se que ele foi introduzido por volta desse período.

O instrumento possui uma caixa acústica oca de madeira e duas cordas de seda. Ele é feito de oito materiais: ouro, rocha, linha, bambu, cuia,”soil”, couro e  madeira, e por isso é chamado paleum (팔음 ).

4. Ajaeng (아쟁)

Imagem: http://2jong.daehane.com/

Imagem: http://2jong.daehane.com/

O Ajaeng (아쟁) é um instrumento musical tradicional composto de 7 a 10 cordas de seda. Há dois tipos de Ajaeng, um usado na música clássica e outro na música tradicional. O som do instrumento lembra muito o do violoncelo, só que mais áspero. Durante a dinastia Goryeo ele era usado só com instrumentos chineses, mas durante a dinastia Joseon passou a ser usado com instrumentos chineses e  coreanos.

5.Yanggeum (양금)

Imagem: blog.daum.net

Imagem: blog.daum.net

O Yanggeum (양금) é um instrumento musical tradicional que possui 8 ou mais cordas de metal, diferentemente dos outros instrumentos aqui apresentados. Ele tem suas origens no Oriente Medio e foi introduzido na Coreia pelos chineses no século XVIII. O instrumento tem um formato de trapézio e é tocado com uma vara de bambu na mão direita ou com duas varas.

Fontes: HanStyle, Wikipedia (1)(2)(3)(4)(5)

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *