Sundae

Imagem: http://www.nkfood.or.kr/

Sundae é um dos pratos mais populares entre os coreanos. Para entender sua importância na culinária coreana e como ele alcançou tal popularidade, a escritora Yook Kyung Hee resolveu embarcar numa viagem pelo mundo para explorar os melhores sundaes e remontar sua história.

A história do Sundae surge na Dinastia Joseon e permanece presente até hoje, como um popular prato coreano composto de miúdos bovinos e suínos (fígado e intestino),  macarrão de batata doce (당면 – Dangmyeon) e outros temperos, e se assemelha ao formato das tradicionais linguiças. É cozido no vapor e servido juntamente a outros pratos como Topokki, Kimbap e legumes empanados, comumente encontrados desde os mercados de rua coreanos aos restaurantes de alta gastronomia.

A textura, sabor e aroma do sundae, são uma das principais características que definem não só sua popularidade mas peculiaridade como alimento, podendo ser consumido também com outras combinações como recheio de lulas e sopas.

“Sundaesilrok” ou ao pé da letra, História do Sundae, é o título do livro escrito por Yook Kyung Hee, CEO da Heestory Food e proprietária do Sundaesilrok, ​​um restaurante de sundae em Seul, capital da Coreia do Sul. A proposta do livro surgiu a partir do interesse de encontrar o melhor sundae da Coreia e acabou ganhando uma excursão maior por diversos países do mundo.

Com toda a riqueza que oferece este prato coreano, Yook Kyung Hee passou a pesquisar não só sua origem, mas outros pratos que passaram ao longo da história a serem criados e combinados com o sundae. O resultado foi mais de três anos e meio de investigação, quarenta mil páginas pesquisadas referenciadas em diversas publicações e mais de mil pessoas ao qual conheceu nessa busca. Assim, para organizar tantas informações, estruturou seu livro em três partes, a primeira, contando a história do sundae, a segunda, explorando sua ampla variedade na Coreia e a terceira, avançando para as combinações realizadas no mundo, em países como Espanha, França, Inglaterra, Itália, República Checa, Mongólia, Vietnã e Tailândia.

Fontes: Korea Times | Earth Excursion 

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *