Ensaios Literários

Divulgação – ANE

Em iniciativa pioneira na capital brasileira, concurso premia os melhores ensaios literários autorais sobre o romance sul coreano Flor Negra.

O concurso que visava estreitar os laços entre Brasil e Coreia, contou com a participação de jovens e adultos que interessados em se debruçar sob um novo universo, produziram ensaios literários dos mais variados estilos, tendo como referencia a obra de Kim Young Ha, que trata a respeito da imigração coreana ocorrida no México no ano de 1905.

Com a presença do Excelentíssimo Embaixador da República da Coreia no Brasil, o Senhor Lee Jeong Gwan, da representante do Literature Translation Institute of Korea – LTI, Senhora Young Sun Woo, e do Presidente da ANE, Senhor Fabio de Sousa Coutinho, três dos participantes foram premiados através de suas produções, na solenidade ocorrida no dia cinco de dezembro de 2016, no Auditório Cyro dos Anjos, na Associação Nacional de Escritores – ANE. A ocasião foi amplamente celebrada através de discursos que reuniam em comum a missão de uma literatura como ferramenta de ampliação das relações bilaterais entre os países, permitindo assim, que suas culturas, histórias e raízes possam se tornar cada vez mais disseminadas e comuns ao acesso da população.

Vera Lúcia de Oliveira, vencedora do primeiro lugar do concurso de ensaios literários, conta que através da iniciativa teve seu primeiro contato com a literatura coreana e sua cultura. Envolvida pela obra Flor Negra desde os primeiros passos da leitura, a escritora, trouxe uma abordagem que cruzou reflexões com nomes como Cruz e Souza, Castro Alves, Padre Vieira e Drummond. Já Samantha Alves, terceira colocada na premiação, construiu sua abordagem às bases da história e da própria tragédia dos povos, que por muito foram submetidos as garras das forças imperialistas.

Acervo - BrazilKorea

Acervo – BrazilKorea

Segundo Young Sun Woo, do LTI Korea, a expectativa é que outras iniciativas como esta ganhem visibilidade e espaço futuramente, permitindo que a literatura coreana alcance cada vez mais o público internacional e brasileiro.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *