idade coreana

Imagem: www.huffingtonpost.gr

Idade Coreana, como assim? Na Coreia é usado um sistema um pouco diferente para contar a idade de uma pessoa, definindo assim a forma de tratamento que será utilizada. Descubra como é feito esse cálculo.

Quando os bebês nascem na Coreia, eles já possuem um ano de idade. Isso ocorre porque os coreanos não contam a idade a partir do nascimento, e sim quando o bebê já está sendo formado no ventre da mãe. Portanto, ao invés da criança ter nove meses ao nascer, ela já terá um ano de idade.

Independemente do mês de aniversário, depois do ano novo, todos os coreanos se tornam um ano mais velhos. Então, se a pessoa tiver, por exemplo, 23 anos ( idade coreana) no dia 31 de dezembro de determinado ano, terá no dia seguinte (primeiro de janeiro) 24 anos. E quando chegar a real data de aniversário dessa pessoa, ela continuará tendo 24, pois na Coreia a idade e o aniversário não estão relacionados.

Por esse motivo, é muito comum e importante dizer a idade ou ano de nascimento no primeiro encontro, pois como dito anteriormente, somente assim será definida a forma de tratamento que será usada. Existem duas formas simples para calcular a idade coreana:

1.(Ano atual – ano de nascimento)+ 1 = idade coreana

2.1 Sua idade internacional + 2 (se você ainda não fez aniversário) = idade coreana

2.2 Sua idade internacional + 1 (se você já fez aniversário) = idade coreana

Os coreanos também usam o sistema de idade internacional, sendo chamado de 만 나이 (“man nai”): 만 (“man”) significa cheio e  나이 (“nai”) idade. Eles geralmente distinguem o sistema oriental do ocidental acrescentando 만 na frente da idade quando se trata da cálculo ocidental. Assim, por exemplo, um coreano diria que tem 46 anos (na contagem coreana), mas na realidade tem만45 (anos completos). O sistema ocidental, também chamado de idade oficial, e é usado para propósitos legais, como em alguns tipos de documentos oficiais, mas raramente é usado no dia a dia. O sistema de idade coreano não é muito usado para os bebês com menos de dois ou três anos de idade, costuma-se contar os meses, assim como no ocidente.

No ano novo, normalmente, os coreanos bebem uma sopa chamada de 떡국 (tteokguk). Essa traria boa fortuna para o ano que se inicia e também mais um ano de idade para a pessoa. Na Coreia existe uma expressão popular que diz: “Para se comemorar mais um aniversário no ano novo,  é necessário comer 떡국”. Um jeito tradicional de perguntar a idade de uma pessoa é perguntando quantos 떡국 ela já comeu.

Agradecimentos: Laryssa Miranda

Fontes: Drama FeverPurple line fics, KoreanAge e Kelly+tiramisu

avatar
About Lamara

18 Responses to Idade coreana – entenda e calcule a sua.
  1. avatar

    O que eu não entendi é como é essa comemoração de aniversario? faz anos na virada de ano e tbm na data de nascimento? cada ano que passa são 2 anos a mais? o.O

    • avatar

      Olá Marcela, na data de nascimento a pessoa não ganha mais 1 ano, pois a idade se dá pelo ano e não especificamente pelo mês e dia. Então a pessoa só fica mais velha quando tem a virada do ano e não o dia do aniversário.

  2. avatar

    Eu naci 21/05/2003 eu tenho 13anos e já fiz aniversário em maio então quantos anos eu tenho na coreia

  3. avatar

    Então eles meio que envelhecem mais rapido? Tipo um ano mais rapido que os demais

    V n vai rolar
    E Kihyun tbm n vai :/

    • avatar

      O princípio de contagem que é diferente. Porém, a idade oficial e internacional é contada igual a nossa.

  4. avatar

    Eu nasci em 1999, ainda não fiz aniversário, logo, pelos meus cálculos, eu tenho 18 anos na idade coreana, né?

  5. avatar

    Nossa que interessante, eu fiz 16 anos dia 26 de Maio então quantos anos eu tenho na coreia???

  6. avatar

    Eu tenho 16 acho q posso pensar em namorar o jungkook

  7. avatar

    Muito booom!!! Obg *-*
    Por exemplo… Eu tenho 18 anos,então na Coreia eu teria 19 né…

  8. avatar

    eu tenho uma pegunta eu tenho 16 a quir no brasil e na corei eu teria quantos anos

  9. avatar

    Diferente e interessante. Obrigada!

  10. avatar

    Já tinha procurado sobre a idade Coreana, mas nunca consegui entender direito. Obrigada!!

  11. avatar

    Hm… interessante. ^^


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *