Ano do Galo de Fogo

Imagem: https://bnbheroblog.com

O Seollal (Eumnyeok Seollal음력 설날) ou o Ano Novo Coreano é uma das festas mais significativas da Coreia. Ele é comemorado durante 3 dias, sendo que em 2017 as datas serão 27, 28 e 29 de janeiro (KST), e marca o início do ano regido por um Jisin. 2017 será o Ano do Galo de Fogo.

2017 – Ano do Galo de Fogo

Imagem: http://english.visitkorea.or.kr

Os coreanos seguem o zodíaco chinês. Cada ano é representado por um dos 12 signos do zodíaco, que assumem a forma de animais, em um ciclo que se reinicia de 12 em 12 anos. São 12 guardiões conhecidos individualmente como Jisin e coletivamente como Sibijisin. Muitas pessoas analisam a relação entre o Signo do ano de seu nascimento com o Jisin que regerá o ano atual.

O ano de 2017 é referido como Jeongyunyeon (“Jeong-” significa “vermelho” e “-yu” significa um galo) ou “O Ano do Galo Vermelho”. O galo é a décima deidade animal entre os Sibijisin. O Galo traz impulsividade, agitação, inquietude e foco em situações desafiadoras, por isso esse animal mais que orientações para nossas vidas, faz com que nos mexamos mais e com que sejamos mais impulsivos. Em 2017 estaremos mais inquietos, cuidaremos mais da beleza, da saúde e nos sairemos muito bem enfrentando situações desafiadoras.

O Seollal

O Ano Novo Lunar (Seollal) é um feriado tipicamente familiar. Muitas pessoas aproveitam o feriado de três dias para retornar às suas cidades de origem e visitar os pais e também para homenagear seus ancestrais.

Ano novo coreano

Imagem: http://english.visitkorea.or.kr/

Uma das atividades obrigatórias no Seollal é o Sebae (세배), que é uma reverência feita aos ancestrais e aos mais velhos. Primeiramente se faz o Sebae aos ancestrais que já faleceram e oferece comida e bebida ao seus espíritos. Em seguida as crianças desejam aos anciãos de sua família um ano novo feliz, dizendo “saehae bok mani badeuseyo” (“새해 복 많이 받으세요”), que traduzindo significa “tenha um ano novo abençoado”. Os pais normalmente premiam este gesto, dando a seus filhos dinheiro ou “dinheiro de brinquedo” em sacos da sorte feitos de seda bordado com palavras de sabedoria, chamadas Deokdam (덕담).

Após o Sebae, a família se reúne para a tradicional refeição de Ano Novo, o Tteokguk(떡국), uma sopa de bolos de arroz cortados em fatias finas. Você pode saber mais sobre as comidas que são tradicionais nesse feriado tão especial, AQUI.

Como o Seollal é um feriado que reúne familiares e amigos, é muito comum jogar certos tipos de jogos. Algumas brincadeiras de Ano Novo incluem soltar pipas e jogam yut nori (윷놀이: jogo de tabuleiro), jegichagi (제기 차기), neolttwigi (널뛰기: um jogo de saltar sobre uma gangorra).

Em 2016 o BrazilKorea foi convidado pela jornalista e escritora Yoo Na a comemorar o Ano Novo na casa do Pastor Moon. Confira no vídeo abaixo!

Festivais em Seul – Comemoração do Ano Novo Lunar (Ano do Galo)

Unhyeongung Royal Residence realizará um “Seollal Feast” de 27 de janeiro a 30 de janeiro. Atividades como: performances de tambores, gugak hanmadang (festival de música tradicional coreana), jogos tradicionais, fazer bokjumeoni (bolsa de sorte coreano), escrever desejo de Ano Novo, e mais serão realizadas para celebrar o Seollal.

☞ Período: 27-30 de janeiro 2017
☞ Endereço: 464, Samildae-ro, Jongno-gu, Seul
☞ Como chegar: Estação Anguk (Linha 3 do Metrô de Seul), Saída 4.
☞ Website: www.unhyeongung.or.kr (Coreano, Inglês, Japonês, Chinês)

Everland está se preparando para o “Seollal Folk Hanmadang Festival”, que será realizado de 27 de janeiro a 30 de janeiro. As atividades deste ano consistem em jogos divertidos, yut nori, e jegichagi. Os visitantes também podem participar da atividade de redação de desejos de Ano Novo e ver criativas “webtoons” (quadrinhos coreanos da web), retratando tradições Seollal, que estarão em exibição.

☞ Periodo: 27-30 de janeiro 2017
Endereço: 199, Everland-ro, Pogok-eup, Cheoin-gu, Yongin-si, Gyeonggi-do
Como chegar: Estação Jeondae∙Ever Land  (Linha Ever do  Metrô de Seul), Saída 3..
☞ Contato: +82-31-320-5000 (Coreano, Inglês, Chinês)
☞ Website: www.everland.com (Coreano, Inglês, Japonês, Chinês)

Nos dias 28 e 29 de janeiro, no Namsangol Hanok Village acontecerá o “Five Nobleman’s Seollal Feast”.  Performances como pungmulnori (performance tradicional de percussão ), talchum (dança de máscara) e apresentação de ritos ancestrais estarão disponíveis para entretenimento. Os visitantes também são bem-vindos para participar de atividades como fazer paengi (peão), pipas e outros jogos tradicionais. Selos turísticos e Food Trucks também estarão disponíveis para tornar a celebração ainda mais agradável.

☞ Period: 28-29 de janeiro 2017
☞ Endereço 28, Toegye-ro 38-gil, Jung-gu, Soul
☞ Como chegar: Estação Chungmuro (Linhas 3 ou 4 do Metrô de Seul), Saída 3 ou 4.

 

Fonte: Visit Seoul, Terra, Visit Korea ¹

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *