makgeolli

Imagem: http://winefolly.com/


Makgeolli (막걸리) ou Makuly (takju) (탁주)  é um vinho de arroz típico da Coreia. O makgeolli é doce, dotado de uma consistência leitosa e de uma cor branca suja. É preparado através da fermentação de uma mistura de arroz cozido e água, possuindo cerca de, 6,5 a 7% de teor alcoólico. Originalmente, o makgeolli era uma bebida bastante popular dos camponeses, recebendo o nome de Nongju (농주), que significa licor do camponês, ou licor da fazenda.

O makgeolli é uma bebida apreciada com aperitivos e entradas, como por exemplo, as panquecas coreanas, e seus diversos sabores, sendo a mais comum, a com cebolinhas chamada Pajeon (파전) e a Bindaetteok (빈대떡) outra variação da panqueca Pajeon. Por outro lado, o Makkoli é também é usado em rituais ancestrais coreanos, como nas comemorações do Dano, Seollal e o Chuseok.

Tradicionalmente, a bebida é servida em um recipiente de metal ou madeira com uma concha, servindo as porções da bebida a cada pessoa em tigelas, canecas ou copos individuais. Como é uma bebida que não passa pelo processo de filtração é recomendado agitá-la antes de ser consumida, pois é comum encontrar pedaços de arroz ao ser servido, bem como para evitar que os sedimentos se depositem no fundo e deixem um líquido pálido e amarelo na parte de cima.

Para os ocidentais no geral, denominar o Makgeolli como vinho, traz bastante controvérsia, pois para os enólogos de um modo geral, vinhos são feitos apenas de frutas, e a composição e preparo do Makgeolli , consiste na mistura de trigo com arroz e água, que, após ser fervido, espera-se fermentar.

Você pode encontrar o Makgeolli em diversas lojas de artigos coreanos, e algumas de artigos japoneses ou chineses também. Geralmente comercializados em garrafas de plástico, vidro ou tetrapak. 

Fonte: Wikipediahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Makgeolli

 

avatar
About Lamara

One Response to Série Bebidas Coreanas – Hoje eu vou de Makgeolli.
  1. avatar

    […] Dongdongju na verdade é um tipo de makgeolli, e  a verdadeira diferença entre os dois está no fato de que o makgeolli é filtrado após o […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *