Bokbunjaju, imagem de Bokbunjaju

Imagem: http://withbuyer.com/

Assim como os vinhos da França diferem de região para região, na Coreia também encontramos uma grande variedade de bebidas alcoólicas diferenciadas por região.  As bebidas tradicionais da Coréia são feitas através de vários métodos de fabricação, desde a cerveja de cereais, vinhos e licores de frutas, ervas e plantas. Hoje falaremos sobre o Bokbunja ju (복분자주), podemos encontrar com outras variações de nome, bokbunjaju, bokbunja-ju, ou bokbunjajoo.

Bokbunja-ju é um vinho licoroso feito com framboesas pretas, (selvagens ou as cultivadas, nativa da Coreia), denominada por bokbunja (복분자), através da fermentação das sementes da fruta, e em algumas variantes de produção, também pode conter arroz e erva jicho.

Bokbunja ju tem sido feito e consumido, tradicionalmente por mais de 1.400 anos, em uma vila perto do Templo Seonunsa na região de Gochang, mas hoje já é produzido na Coreia, em escala comercial, nas regiões de Gochang County, Jeollabuk-do, em Damyang, Jeollanam-do, bem como na Ilha de Jeju.

Existem diversas lendas a respeito dessa bebida, uma delas é que a séculos atrás, um casal com uma criança doente foi abordado por um monge budista , que sugeriu que fosse dado a criança o vinho da framboesa, que fez a criança ser saudável novamente. Outra lenda vem do Chinês onde bokbunja é escrito como (覆盆子), que significa que a fruta faz um homem tão enérgico que o penico quase vira quando ele urina. 

Independente das lendas, Bokbunjaju tem fortes indícios de combater o câncer e de efeitos antienvelhecimento e é eficaz na prevenção da esclerose arterial e trombose. Sabe-se também que ajuda a melhorar a visão e a memória. Mas de certo e exato, temos conhecimento apenas de uma experiência realizada em 2008, por cientistas coreanos, que confirmaram que a semente da amora aumentou os níveis de testosterona e contagem de espermatozódes em ratos, a bebida teve, então seu consumo vinculado a ideia de ser um afrodisíaco, e tradicionalmente passou a ser associada com a virilidade masculina, devido a esse fato,  passou a ser  frequentemente, degustado em ocasiões especiais dos casais.

Agora é só brindar: – Gunbae!  (건배).

Valor aproximado: 20.000 ~ 50.000 ₩

Como comprar: Disponíveis em lojas de departamento e os grandes supermercados. Também disponível em lojas e lojas ao redor do Templo Seonunsa (선운사) em Gochang. (Fontes)

Fonte: Visit Korea (inglês) Korea net (inglês) e Wikipedia (inglês)

 

avatar
About Lamara

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *