Dongdongju, imagem de Dongdongju, bebida Dongdongju

Imagem: afrikoreaan.wordpress.com

Que os coreanos adoram arroz, assim como gostam de bebidas alcoólicas, não deve ser nenhuma novidade para vocês, apenas nos faz compreender um pouco da criação dos Yak-ju  (약주 – vinho de arroz). Pois  independente dos motivos, mais técnicos e históricos, que os levaram a desenvolver uma grande variedade desta bebida, essa união do álcool com o arroz, por si só, já é uma combinação perfeita e justificável para o paladar dos coreanos. Conheça o Dongdongju, uma bebida feita de arroz. 

O Dongdongju  (동동주) possui esse nome, pois os grãos de arroz cozidos flutuam na superfície da bebida, enquanto é fermentado, motivo que o leva a ser também conhecido como Buryuju (álcool flutuante). É uma bebida tradicional de Gyeonggido-do  (경기도), uma província da Coreia do Sul, localizada no noroeste do país, mas pode ser encontrada por toda Coreia. 

O Dongdongju na verdade é um tipo de makgeolli,  a verdadeira diferença entre os dois está no fato de que o makgeolli é filtrado após o término do processo de fermentação para reter os pedaços de arroz, enquanto o Dongdongju, ainda contém pedaços de arroz.

Além disso, dependendo da região na qual ele é fabricado o Dongdongju apresenta algumas variações, como por exemplo ter em sua composição uma mistura de Ginseng, Deodeok (erva da montanha cujas raízes têm propriedades restauradoras), milho, trigo ou outros cereais. Seu teor alcoólico geralmente fica algo em torno de 6-7%.

Além de encontrar opções diferenciadas de composição, você também poderá encontrar algumas edições especiais e mais caras, mas em média uma garrafa custará aproximadamente 4.000 won. Assim como o seu parente mais próximo,  esta bebida, também é uma boa pedida como acompanhamento das panquecas coreanas chamadas Pajeon (파전) ou Bindaetteok (빈대떡), além de cair muito bem, também com o Twigim – (튀김) (vegetais sortidos fritos e frutos do mar).

Quer tentar fazer o Dongdongju. Veja a receita em inglês, aqui.

Nenhuma degustação da gastronomia coreana será completa se você não experimentar os vinhos (약주) – Yakju, (vinho de arroz), e essa é uma excelente pedida para sua experiência, dentro da carta de vinho coreano. A dica está dada, agora é só nos resta brindar: – 건배! (gunbae).

Fontes:

Texto: Korean Wine

avatar
About Lamara

2 Responses to Série Bebidas Coreanas – Hoje eu vou de Dongdongju.

[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *