Sansachun, imagem de Sansachun

Imagem: https://c1.staticflickr.com

Hoje a escolha foi pelo licor Sansachun (산사춘), que  significa Sansa (espinheiro) e Chun (Primavera).

Sansachun é uma bebida alcoólica que aparece em registros da Dinastia Chosun, portanto tem mais de 400 anos de história. É uma bebida da categoria conhecidas como (약주) – Yakju, (vinho de arroz). A maioria das bebidas inclusas nesta categoria, são feitas com álcoois tradicionais e são bebidas para se consumir o ano todo.

O Sansachun é obtido da fermentação de uma fruta vermelha da família das rosas, chamada de sansa (산사)  ou Hawthorn, nativa de regiões como o Hemisfério Norte da Europa, América do Norte e Asia. Essa fruta é muito elogiada por suas propriedades medicinais, pois os coreanos afirmam que os caroços dela  ajudam na digestão, fazendo dessa, uma excelente opção para servir de aperitivo, antes de ingerir alimentos mais gordurosos ou mais pesado. A  Hawthorn em si possui algumas características que inviabilizam seu consumo, como fazemos com outras frutas, pois ela é muito ácida e amarga, e produz um efeito incomum para o nosso paladar.

Sansachun, imagem Sansachun

Imagem: http://mbsyakcho.co.kr/

A tecnologia e o processo de fermentação de Sansachun é feita em longo prazo e em baixa temperatura,o  que faz essa bebida não causar a famosa “ressaca”. Pontos para o licor, pois sendo assim, temos bons motivos e uma ótima desculpa para brindarmos hoje, em grande estilo com o Sansachun! Desta forma terás os benefícios da fruta, sem contudo, sentir a amargura e acidez da fruta.

Sansachun é uma bebida muito apreciada pelas mulheres, pois além de todos esses benefícios à saúde, ele possui um baixo teor alcoólico, que gira em torno de 14%. Esta bebida deve ser servida em copo de boca larga, para que além do prazer do paladar, você também seja envolvido pelo seu aroma.

Existe uma versão de Sansachun, efervescente, e há também uma garrafa especial denominada “The Love Wedding Sansachun“, desenvolvida intencionalmente, para ser servida em casamentos.

O preço de uma garrafa de Sansachun normal, custa em média 4.000 Won.

Curiosidades: A fruta Hawthorn é um tratamento eficaz para a dor de estômago, dispepsia e distúrbios intestinais. É amplamente usada para tratar a angina de peito, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia cardíaca e pressão sanguínea elevada e também é bom para reduzir a pressão arterial, desobstruindo as artérias coronárias, traduzindo, diminui o colesterol. 

Dito popular na Ásia sobre o Sansachun: “Uma bebida alcoólica que traz esperança e primavera da vida (vitalidade) para o mercado de bebidas alcoólicas tradicionais na Ásia”. 

Com tantos motivos e desculpas, então, só nos resta brindar: – 건배! (gunbae).

Fonte: Blog of Herbs & HealthThe Korea Blog, Look At Korea

 

avatar
About Lamara

One Response to Série Bebidas Coreanas – Hoje eu vou de Sansachun.
  1. avatar

    Interessante, estas bebidas… sou produtor de vinagres artesanais – banana, gengibre, abacaxi, caqui, cana, jabuticaba, amora, limão entre outros temperados e,faço algum tipo de bebida agradável, tipo caípinagre… com as frutos …


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *