Metrô de Seul

commons.wikimedia.org

Se você estiver viajando para a Coreia, provavelmente irá conhecer o metrô de Seul. É rápido, barato e conveniente. Mas antes que você embarque, você pode querer ler este post para que saiba a etiqueta de metrô na Coreia!

Primeiro lembre-se de não sentar no assento prioritário. Aqui no Brasil temos o costume de sentar e pensar “vou levantar quando alguém que precisar chegar”, mas na Coreia isso é considerado desrespeitoso. O povo coreano realmente não gosta quando não grávidas, jovens, pessoas sem deficiência sentam-se nesses assentos especiais. Mesmo quando o metrô de Seul está cheio, as pessoas evitam sentar nesses assentos, pois querem ter certeza de que as pessoas que realmente precisam deles vão poder se sentar com facilidade. Estes lugares também são reservados para as crianças pequenas.

Metrô de Seul

latimes.tumblr.com

Você deve ceder o seu lugar para aqueles que precisam mais dele do que você, como mulheres grávidas, idosos, pessoas feridas, e crianças! Uma das coisas impressionantes sobre a cultura coreana é que eles sempre pensam no próximo, e o metrô é um excelente lugar para ver isso em ação. Dê o seu lugar para alguém e  os coreanos irão considerá-lo respeitável. Quando fizer isso diga – Por favor, sente-se (앉으 세요 – anjeuseyo) .

Escadas Rolantes no Metrô de Seul

noticiasdracma.wordpress.com

Se você não está pensando em subir os degraus da escadas rolante, fique à direita e deixe as outras pessoas passarem por você do lado esquerdo. Alguns coreanos se esquecem de fazê-lo, mas tenha em mente que é o que você deve fazer, para evitar constrangimentos.

O metrô é muito movimentado, então provavelmente algumas pessoas irão esbarrar em você e você nelas. Quando você está saindo, você pode, naturalmente, dizer – Desculpe-me (잠시만 요 – jamsimanyo), e as pessoas vão se afastar do mesmo jeito, porque não gostam de falar com estranhos, no entanto isso é o mais educado a se fazer. Você tem a opção de empurrar todo mundo também, mas não é o recomendado, ao invés disso você pode dizer – Eu estou saindo (내릴 게요 – naerilgeyo).

Se for conversar com alguém, seja com algum amigo ou no telefone lembre-se de não falar ou rir muito alto,  mantenha o tom normal de voz.

Assentos são para as pessoas, então coloque as suas malas no seu colo, ou no chão.

Metrô de Seul

shimbun.com.br

Dormir é normal, apenas não faça do metrô sua cama.

Não é nenhum bicho de sete-cabeças viver de acordo com a etiqueta coreana, apenas devemos respeitar e considerar os fatores culturais que estão atrelados a estas normas. Então leia este e os outros posts da série etiqueta coreana e caso queira saber mais sobre algum comportamento ou situação específica, deixe seu comentário, que tentaremos ajudá-lo da melhor maneira possível. Até o próximo post.

Fonte : seoulistic.com

avatar
About Cecilia Bohrer

Editora de Conteúdo (Belo Horizonte - MG) - Estudante de jornalismo é apaixonada por comunicação, cultura oriental e o meio gospel. É editora do BrazilKorea, chefe de redação do O-Studiomix, apresentadora da Rádio Conexão Kpop, tradutora da page LifeInKorea, repórter do Centro Cultural coreano, trainee de produção de TV na Rede Super, e fez diversas participações em programas e eventos. Além de ser uma grande admiradora da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *