dak kimchi jjim

IMAGEM: foto.canon-ci.co.kr

Aprenda um outro tipo de comida, muito comum nos bares noturnos da Coreia do Sul, o jjim. Existem diversos tipos de jjim, mas que variam pelo tipo de carne, legumes e temperos utilizados. E hoje a receita é jjim de frango com kimchi, o dak kimchi jjim (닭김치찜).

Na culinária coreana, normalmente a forma de preparar o alimento está no nome do prato. Você deve se lembrar que já falamos aqui sobre o kimchi jjigae, e a terminação jjigae significa como que ensopado, cujo caldo costuma ser mais encorpado. Deve se lembrar também do haejangguk, a sopa para a ressaca, cuja terminação é gug e que significa sopa mais rala. E hoje apresentamos o jjim, um outro tipo de comida, que com uma pequena variação na forma do preparo resulta em um tipo de prato diferente.
O jjim é um prato que é preparado cozinhando à vapor algum tipo de carne, frango ou pescados, em um caldo ou sopa. Originalmente a técnica se referia a pratos preparados em um siru (vasilhame de barro para cozinhar à vapor). Mas com o passar do tempo os utensílios foram se diversificando e se tornando mais simples, o que mudou também a forma de fazer jjim. Agora, o jjim é cozido em caldo, só que com menos quantidade de água que uma sopa, o que talvez se assemelha a um guisado. No fim, o jjim é um prato com um caldo bem grosso e e de bastante sabor. E o tempero também pode ser bem diversificado, desde bem apimentado, com kimchi, até mais adocicado e levemente salgado, feito com molho shoyo.
E hoje apresentamos uma forma simples de fazer jjim, que leva frango, kimchi (que eu sei que você tem na sua geladeira, pois pessoas viciadas em comida coreana sempre tem kimchi na geladeira^^), e batata, e com tempero bem apimentado, o dak kimchi jjim. Acesse o blog e experimente!!

E em breve outros tipos de jjim, com temperos e ingredientes diferentes.

Fonte: queraprenderacozinharcoreiamaya2002.tistory.comen.wikipedia.orgfoto.canon-ci.co.kr

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

One Response to Série jjim (찜): Entenda e aprenda a receita do dak kimchi jjim
  1. avatar

    […] fizemos um post sobre jjim, um tipo de “cozido” da culinária coreana. Nesse post vamos falar sobre um tipo […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *