SKY, lema Universidade Nacional de Seul

SKY é um acrônimo usado para se referir as três universidades mais prestigiadas e concorridas da Coreia do Sul: Seoul National University (Universidade Nacional de Seul), Korea University (Universidade da Coreia) e Yonsei University (Universidade de Yonsei). Saiba mais sobre a SKY.

Uma pesquisa realizada em 2010 mostrou que 46,3% dos altos funcionários do governo e 50% dos CEOs de grandes companhias financeiras eram graduados de uma das universidades da SKY. Além disso, muitos dos políticos, advogados, médicos, engenheiros e professores mais influentes da Coreia do Sul se formaram em uma das universidades da SKY. Por isso, os coreanos acreditam que a admissão em uma das universidades SKY é considerada como determinante para a carreira e status social.

Seoul National University (서울대학교 – SNU – Universidade Nacional de Seul)

Desde sua fundação, em 1946, a Universidade Nacional de Seul é considerada a universidade mais prestigiada da Coreia do Sul. E não é por menos, a universidade ficou em 35º lugar no ranking mundial das 100 melhores universidades do mundo de 2016 – 2017 e em 10º no ranking das melhores universidades da Ásia. De acordo com dados compilados pelo KEDI (Korean Educational Development Institute – Instituto de Desenvolvimento Educacional da Coreia), a universidade investe mais em seus alunos do que qualquer outra universidade coreana que matricule pelo menos 10.000 alunos.

Com três diferentes campus (o principal localizado em Gwanak e os outros dois em Daehangno e Pyeongchang), o complexo da Universidade Nacional de Seul é formado por dezesseis faculdades que oferecem 83 cursos de graduação; como História da Coreia, Economia, Engenharias, Medicina, Música (confira a lista completa no site da universidade); uma faculdade que oferece 99 programas de pós graduação em cinco diferentes áreas e nove faculdades profissionalizantes, que oferecem cursos de mestrado e doutorado.

Além dos prédios onde são ministradas as aulas, a Universidade Nacional de Seul também possui em seus campus dormitórios e restaurantes. A universidade também é a responsável por manter a Biblioteca Nacional da Universidade de Seul, o Kyujanggak (a biblioteca real da Dinastia Joseon), Museu da Universidade Nacional de Seul, Museu de Arte da Universidade Nacional de Seul e o jornal da Universidade.

SKY, lema Universidade Nacional de Seul

Fonte: https://en.wikipedia.org

O emblema da SNU é um louro entrelaçado a uma pena e uma tocha, que estão atrás de um livro aberto e de um protetor. Nas páginas abertas do livro, o lema diz “Veritas Lux Mea”, o latim para “A verdade é a minha luz”.

A pena e a tocha ilustram a determinação da universidade para esclarecer a nação através da educação e da pesquisa. O escudo na frente deles representa a vontade da universidade de manter seu compromisso, enquanto o louro simboliza a honra.

Alunos internacionais

A Universidade Nacional de Seul possui algumas oportunidades para alunos internacionais. Duas delas são para alunos do mundo todo: Korean Government Scholarship Program (KGSP) e Overseas Koreans Scholarship.

Os dois programas são para aqueles alunos que gostariam de fazer uma graduação na Universidade. Confira os detalhes dos programas no site da universidade.

Atenção! A aplicação para o KGSP já estão abertas. Informações você encontra no site da Embaixada da República da Coreia no Brasil.

Alunos famosos

Como dissemos no início dessa matéria, alguns importantes políticos, economistas e estudiosos frequentaram uma das três universidades que formam a SKY. E é claro que algumas celebridades também se encontram nessa lista, como a atriz Kim Tae Hee (Departamento de Têxtil, Propaganda e Design de Moda), o ator Lee Sang Yoon (Bacharel em Física), o apresentador Yoo Hee Yeol (Departamento de Estudos de Composição), o rapper Verbal Jint (bacharel em Economia), Lee Soo Man (fundador da SM).

Continue acompanhando o BrazilKorea para conhecer as outras duas universidades que fazem parte da SKY coreana.

 

Fonte: Top Universities ¹, ²; Seoul National University

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *