Sumi Jo

Imagem: http://mauitime.com/

Sumi Jo¹ é uma soprano coloratura² que já ganhou um Grammy e foi indicado ao Oscar e é conhecido por suas interpretações do repertório de bel canto³

Nascida em 1962, em Changwon, na Coreia do Sul, como Jo Sugyeong (조수경), Sumi Jo se formou em “Voz e Piano” pela Escola de Arte Sun Hwa e continuou seus estudos na Universidade Nacional de Seul (SNU) entre 81 e 83. Enquanto estudava na SNU, fez sua estreia em recital profissional, aparecendo em vários concertos da KBS, e teve seu debut operático profissional como Susanna em As Bodas de Fígaro (Le nozze di Figaro/The Marriage of Figaro), obra de Mozart, com a Seoul Opera.

Em 83 Sumi Jo decidiu deixar seus estudos na SNU para estudar em Roma, na Accademia di Santa Cecilia e durante esses anos, ela frequentemente participou de concertos em cidades italianas, em transmissões de rádio e TV. Foi nesse período em que ela adotou o nome “Sumi”, por ser mais fácil de se pronunciar para os europeus do que seu nome original. Após a formatura, Sumi Jo começou a estudar canto com Elisabeth Schwarzkopf e ganhou várias competições internacionais, em Seul, Nápoles, Enna, Barcelona e Pretória. Em agosto de 1986, foi premiada, por unanimidade, com o primeiro prêmio no Concurso Carlo Alberto Cappelli Internacional Competition, em Verona, uma das competições mais importantes do mundo, aberto apenas para os vencedores do primeiro prêmio de outras grandes competições.

Nos anos subsequentes, Jo teve um enorme reconhecimento e visibilidade, participando de projetos de sucesso e trabalhando em famosas Casas e Companhias de Opera, como Vienna State Opera, Bavarian State Opera, Chicago Lyric Opera, Metropolitan Opera, etc. E foi a interprete de “The Champions”, tema da KBS para a Copa do Mundo de 2002, que aconteceu na Coreia e Japão.

Em 2011, Sumi Jo e Dilber Yunus emprestaram suas vozes para as passagens de canto da personagem Veda Pierce, interpretada por Evan Rachel Woods, da minissérie Mildred Pierce, do canal HBO. Ela também participou da cerimônia de posse da presidente President Park Geun Hye em 2013. Já em 2015 participou do filme “Youth”, cantando Simple Song Number 3, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Música.

Sumi Jo tem mais de 50 gravações e recebeu mais de 50 prêmios, entre eles o Grammy na categoria Melhor Gravação de Opera, por seu trabalho com Sir Georg Solti em Die Frau ohne Schatten de Strauss. Confira abaixo duas de suas apresentações

Acompanhe a artista em suas redes sociais: Twitter :: FaceBook

Fontes: Wikipédia, Site Oficial,

______

1 – Usou-se a forma ocidental, pois é a mais utilizada do nome da cantora. Jo é o nome da família.
2- Tipo de soprano operático que tem a voz mais aguda de todas. (Fonte: Wikipédia)
3 – Denomina toda uma tradição vocal, técnica e interpretativa da Ópera italiana a qual originou no fim do Século XVII e alcançou seu auge no início do Século XIX. A base técnica do bel canto reside na ênfase do controle da respiração, no aperfeiçoamento do legato, na precisão e flexibilidade da coloratura, na ausência de transições bruscas entre os registros, no controle sobre uma longa extensão vocal (com um registro agudo bastante desenvolvido e de fácil emissão) e na capacidade de construir a situação dramática pela própria linha melódica e pelos atributos vocais. (Fonte: Wikipedia)

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *