superstições

Assim como aqui o Brasil possui suas superstições, como quebrar um espelho dar sete anos de azar, a Coreia possui as deles. Conheça algumas. 

elevadorO número 4 é um numero do azar

E porquê? O número 4, em coreano, se diz sa (사), mas essa mesma palavra também    significa morte em um outro caracter chinês (死). Este é o motivo. O número 4 traria má sorte  para o prédio, portanto resolveram  substituí-lo pelo F de four.

Mas um curiosidade é a de que a idade perfeita para um casal é a de 4 anos de diferença (mais  novo ou mais velho). Se você se casa com alguém 5 anos mais velho ou mais novo, você brigará  todo dia com o seu parceiro, mas nunca se divorciará.

 

Escrever o nome de alguém em vermelho? NEM PENSAR

Tradicionalmente, o vermelho é a cor usada para escrever os nomes dos mortos na Coréia. Portanto não escreva o nome de alguém a vermelho. Isso significaria que cortou essa pessoa da sua vida ou que essa pessoa morreu (ou que você quer que ela morra).

Não dê sapato de presente

Na Coreia tem um ditado popular que diz que “se você der sapato para a(o) sua(seu)   namorada(o), ela(e) vai fugir pra sempre.” E o povo leva essa superstição tão a sério, que ninguém dá sapato de presente pra ninguém. Cada um que compre o seu.

Sonhos com porco significam sorte

Porcos representam a riqueza e bem-estar, assim, sonho com um porco significa a boa fortuna. A maioria dos sonhos com porcos são considerados sorte, quando há interação real com ele, tal como ela correndo em sua casa, ou até mesmo horrível, quando o abate do porco está envolvido.

Sopa de alga no dia de teste? 

 Na Coreia, é uma tradição comer sopa de algas (miyeok guk) no aniversário de uma pessoa. Mas você não deve comê-la antes de um teste, pois se não terá uma nota ruim. Porquê? Por que as algas são escorregadias e em coreano, “미끄러지다” (deslizar – mikkeureojida) tem o mesmo significado que “떨어지다” (falhanço – ddeoreojida/é uma gíria coreana). Então, comer a sopa antes do exame, significa que irá escorregar/falhar.

Dormir com o ventilador ligado? Nem pensar

Os coreanos acreditam que dormir com um ventilador ligado em uma sala fechada pode levar uma pessoa a ter hipotermia ou até mesmo morrer. Este fenômeno é conhecido como “Fan Death”e é tão popular na cultura coreana que as empresas que constroem ventiladores, incorporaram temporizadores. Assim as pessoas possam configurá-lo para desligá-lo sozinho enquanto dorme.

E aí, o que acharam dessas superstições?

Fonte: South Korea

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

2 Responses to Superstições da Coreia
  1. avatar

    Muito engraçado algumas supertiçoes como a dos sapatos…

    • avatar

      Marisol, eu também achei super engraçada a superstição do sapato. Mas parando para pensar é algo que faz muito sentido, não?!? Acho que daqui pra frente não darei mais sapatos para o meus namorados(só por garantia).


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *